Ícone alego digital Ícone alego digital

Estudantes participam do projeto Escola no Legislativo nesta quarta-feira, 22

22 de Maio de 2019 às 12:49

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta quarta-feira, 22, a nona edição do projeto Escola no Legislativo, recebendo os alunos do Educandário Sol Nascente, da Região Oeste de Goiânia. Os 47 alunos, do 7º ao 9º ano, participaram de palestras, conheceram as dependências físicas e a história do Poder Legislativo.

O evento foi aberto às 8 horas, no auditório Costa Lima, pela professora Carolina Soares de Sousa, que interagiu com os alunos e deu uma palestra sobre a origem do Poder Legislativo, discorrendo sobre a Primeira República e a importância da participação dos adolescentes na política. ‘‘É necessário e importante que vocês conversem com os pais de vocês sobre política, que vocês perguntem e participem deste meio desde cedo."

‘‘A função do projeto é justamente aproximar a sociedade, ainda que os meninos sejam novos, do Poder Legislativo, ensinar o funcionamento da Casa, ensinar o que um deputado faz. A gente vive uma falta de credibilidade, principalmente no Poder Legislativo e é preciso reverter isso, e nada melhor que, desde muito jovem, eles tenham conhecimento de como funciona a política em si’’, afirmou a professora.

Carolina contou que optou por falar da história política, para que os alunos conseguissem fazer uma relação com os acontecimentos passados e como a política funciona atualmente.

Logo após a palestra da professora, os estudantes percorreram as principais dependências do Palácio Alfredo Nasser e seus anexos, onde ouviram palestra e explicações do professor Gustavo Cardoso Abreu, que discorreu sobre as antigas e a atual sede do Legislativo goiano.

A visita pelas dependências foi encerrada no plenário Getulino Artiaga, onde o professor explicou o Regimento Interno da Casa, e falou sobre quais atividades são realizadas no plenário e a importância de cada uma. ‘‘Esse projeto acrescenta muito na realidade dos alunos, é um momento que eles veem na prática o que um deputado faz. Esse projeto vai de encontro aos objetivos da Alego, que é aproximar o Poder Legislativo da sociedade goiana. Os alunos gostam desse tipo de experiência, por quebrar o tradicionalismo das aulas na escola, eles percebem que também podem aprender fora do âmbito escolar".

Interesse

Logo após a visita nas dependências, os alunos tiveram um momento de confraternização com um lanche oferecido pela Alego. Em seguida, voltaram ao auditório Costa Lima para ouvir a palestra do defensor público do Estado, Philipe Arapian, que indagou se os alunos sabiam o que um defensor do Estado faz. Muitos alunos participaram da conversa e mostraram total interesse em participar da conversa.

‘‘É dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados’’, explicou Philipe.

O defensor encerrou a palestra afirmando que gostou muito de participar do projeto. ‘‘Foi muito interessante falar sobre esses assuntos tão importantes com vocês. Gostei de ver o interesse e participação de todos. Espero que eu possa ter ajudado a esclarecer dúvidas e instigado o aprendizado de vocês."

Antes do encerramento da visita a Alego, os alunos preencherem um questionário sobre a visita. A avaliação é utilizada para que a forma de abordagem seja aperfeiçoada para alcançar os objetivos propostos pela Escola do Legislativo.

Como participar

Para as escolas agendarem para participarem no próximo semestre do programa Escola no Legislativo, devem entrar em contato com a Seção de Educação para a Cidadania, por meio do fone (62) 3221-3378, da 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.