Ícone alego digital Ícone alego digital

Gestão de Redes Sociais

23 de Maio de 2019 às 15:06
Crédito: Divulgação
Gestão de Redes Sociais
Redes Sociais
Curso em Gestão de Redes Sociais obteve 80% de índice de satisfação. Iniciativa da Mesa Diretora, Diretoria de Comunicação, Escola do Legislativo e Seção de Publicidade teve como objetivo auxiliar deputados na comunicação com a sociedade.

Relatório preliminar dos questionários de avaliação dos alunos do curso de Gestão em Redes Socais para assessores parlamentares aponta como satisfatória a iniciativa. O resultado foi apurado em análise preliminar dos questionários respondidos ao final do curso. A atividade é resultado de um esforço conjunto da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), da Diretoria de Comunicação, da Escola do Legislativo e da Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI).

De acordo com Karla Santana, chefe da SPI, a ideia de promover o curso surgiu na nova gestão da Diretoria de Comunicação, que tem à frente Danin Júnior. “Atualmente não se cogita comunicar e interagir com o público sem utilizar as mídias sociais”, disse Danin.

"Com essa visão, surgiu a ideia de promover o curso como forma de estimular e capacitar assessores de comunicação dos deputados a estabelecer um vínculo cada vez melhor com o público”, salientou o diretor.

Suporte na qualificação

Karla Santana também informou que o projeto foi desenvolvido a partir da sensibilidade da nova Diretoria, de conversar com os deputados para saber como estava a Comunicação deles e de que tipo de apoio precisavam. “A partir dessa conversa, dentro da legalidade, daquilo que é permitido ser feito pela Seção de Publicidade, como área institucional da Casa, surgiu a ideia de criar um curso que poderia ajudar na qualificação das equipes dos deputados e os próprios deputados, caso houvesse interesse, em especial para a Comunicação das redes sociais”, explicou.

“O próximo passo foi a busca na SPI, na Agência de Notícias e na TV Assembleia de profissionais para ministrar o curso e para traçar as diretrizes básicas de como atuar de forma mais assertiva”, conta Karla Santana.

Na análise preliminar, a chefe da SPI contabiliza ter atendido 70% dos gabinetes dos deputados, e um índice de satisfação de 80% com avaliação de notas entre 9 e 10. “Foi muito prazeroso poder dar essa contribuição logo no início dessa nova legislatura”, comemora Karla.

Necessidades atendidas

A redatora publicitária Mirelly Rodrigues contribuiu para a formatação do curso e também ministrou aulas. Ela avaliou que que a experiência foi completa. “Porque a gente conseguiu perceber, desde o princípio, qual era a necessidade deles, e a partir disso, a gente conseguiu formatar um curso que fosse realmente atender às necessidades deles”, constatou.

Mirelly comentou ainda sobre as necessidades dos assessores nessa área. “Como são temas muito novos, quando todos contribuem para juntos oferecer um serviço melhor, tem um resultado que a população consegue perceber”, salientou.

Dinamismo nas redes

O maior cuidado da equipe foi em poder compartilhar com os alunos informações atualizadas. “Como as redes passam por atualizações muito dinâmicas, a gente teve o cuidado de buscar por informações mais recentes, e que fossem úteis para que eles conseguissem assimilar com mais facilidade e que fossem utilizar isso”, complementou.

Avaliação positiva

A chefe de Seção Pedagógica da Escola, Katiane Souza Almeida, afirmou que a avaliação foi positiva. “A escola tem um padrão de exigência para as atividades”, explicou, salietando que com notas a partir de 8,0 é possível comprovar se o curso atendeu à expectativa. “Na avaliação dos alunos, as notas foram acima de 8,0, o que significa que o curso atendeu a essa expectativa”, contou a chefe da Seção.

Katiane comentou ainda que um dos diferenciais do curso foi a diversidades de professores. “Cada módulo tinha dois professores como mediadores de conteúdo. Isso foi muito importante. Os alunos sentiram essa diferença e a maioria teve a expectativa atendida”, salientou.

Satisfação e novos cursos

Uma observação pontuada pelos alunos do curso, nos questionários entregues à Seção Pedagógica, trouxe uma nova demanda. De acordo com Katiane, já solicitam a promoção de um novo curso voltado à criação de conteúdo e edição de imagens. “Já conversei com os professores para pensarem em dinâmicas em uma nova edição do curso”, frisou.

Nessa nova edição, seria utilizado o laboratório de informática da Escola, que disponibiliza o espaço que pode ser aproveitado pelos professores para ministrar aula com conteúdo mais interessante para esse tipo de abordagem, já que para as redes sociais é necessário um aprendizado que alie teoria e prática, pois de outra forma, fica muito abstrato. A prática é muito importante”, explicou.

“A gente vai pensar em conjunto com a equipe da SPI e o diretor de Comunicação sobre essa nova abordagem”, complementou.

O Curso

Desenvolvido em cinco módulos, o curso atendeu em dois encontros, nos dias 15 de abril e 13 de maio, 59 alunos nos períodos matutino e vespertino. A duração da atividade foi de 15 horas. Dos 41 gabinetes do Legislativo goiano, a atividade atendeu a 29 deles.  

Durante as aulas foram trabalhados os temas:

Onde estamos? - A Evolução das Redes Sociais, cases de sucesso e definição do público-alvo para cada deputado;

Redação Publicitária – Foco na linguagem e adequação dos textos de acordo com o posicionamento estratégico de imagem do deputado;

Composição de imagens – Importância da identidade visual para a boa comunicação, um guia básico de design;

Redes Sociais – Principais ferramentas, características de cada rede, planejamento e engajamento;

Legislação na Internet – O que a legislação específica diz sobre o uso da internet/redes no Brasil?

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.