Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto realizará audiência pública sobre o uso da cannabis medicinal

27 de Maio de 2019 às 11:24

O uso da cannabis para fins medicinais será tema de uma audiência pública no dia 29 de maio de 2019, às 9h30, no auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás. Trata-se de iniciativa do deputado Diego Sorgatto (PSDB) juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Goiás – AMA Goiás, Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal – AGAPE e Associação Nacional dos Usuários de Canabidiol – ANUC.

A audiência é de suma importância para o debate social junto aos deputados e população, pois tramita na Assembleia, o projeto de lei n° 413 de 07 de maio de 2019, sobre a Política Estadual de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos prescritos a base da planta inteira ou isolados. “O objetivo do projeto de lei é adequar a temática da cannabis medicinal aos padrões e referencias internacionais, como Canadá, Estados Unidos e Israel.

Atualmente as políticas sobre o uso da cannabis medicinal estão defasadas. Em 2016, a Anvisa autorizou a prescrição de remédios com canabidiol (CBD) e tetraidrocanabinol (THC), mas não foram criadas políticas públicas para auxiliar e facilitar o acesso a esses remédios. Hoje, os pacientes precisam importar tais medicamentos com alto custo e sem nenhum tipo de auxílio do Estado”, ressalta Diego Sorgatto.

O projeto de lei cria mecanismos que democratizam esse acesso, exigindo do Poder Público o fornecimento gratuito do medicamento para os pacientes. Também incentiva a criação e regulamentação do cultivo associativo, a produção nacional do medicamento e a participação público-privada que é amparada pela Constituição.

Conforme a presidente da AMA Goiás, Cássia Gouveia, “a nossa intenção é que o tema seja discutido de forma aberta, sem preconceitos. Várias patologias não têm cura, mas saber que a cannabis pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes é uma grande conquista, e este é nosso objetivo”, completa.

Existem inúmeras variedades de cannabis, com diferentes teores das substâncias canabidiol (CBD) e tetra-hidrocanabinol (THC). Ela é utilizada como analgésico, anti-inflamatório, autismo, alzheimer, epilepsia, câncer, dor crônica, esclerose múltipla, entre outras patologias.

“Meu pai tem 58 anos, possui Mal de Alzheimer e antes de iniciar o tratamento à base de Cannabis Medicinal estávamos a beira de tudo desmoronar, na pior fase de nossas vidas, o óleo trouxe um bem estar a nossa família imensurável, meu pai não comia, hoje não pode sentir cheiro de comida que fica doido pra comer, ele era agressivo, batia na gente, graças a todas as propriedades terapêuticas da planta isso não acontece mais. A cannabis trouxe tantos benefícios para nossa família que fica difícil escrever, só temos a agradecer a essa planta que Deus nos deu para usarmos com sabedoria", relata Filipe Suzin, autor da página no instragran @curandoivo.

Segundo o presidente da Agape, Yuri Tejota, a utilização da cannabis medicinal com respaldo técnico e especializado tem-se apresentado como uma alternativa real, humana, de alta eficácia e referendada por protocolos internacionais de pesquisa e utilização. Cannabis medicinal é uma realidade internacional inegável, haja vista a necessidade de regularmos nosso sistema endocanabinóide, promovendo homeostase e bem estar à quem faz o tratamento com acompanhamento especializado e científico.

O evento é aberto e gratuito a toda a população.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.