Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Frente parlamentar e universidades criam agenda de mobilização contra cortes no orçamento de instituições

29 de Maio de 2019 às 08:54

Nesta terça-feira, 28, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas reuniu os reitores da Universidade Federal de Goiás, do Instituto Federal de Goiás e do Instituto Federal Goiano em uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. A pauta do encontro foi um debate sobre o impacto causado nas universidades pelos cortes no orçamento da Educação, com destaque às instituições goianas.

Coordenada pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), o evento contou com a presença dos reitores da UFG, Edward Madureira, do IFG, Jerônimo Rodrigues e do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida. Os gestores fizeram a exposição do trabalho realizado pelas universidades e apresentaram os prejuízos causados pelos cortes, caso sejam confirmados. Também estiveram presentes o deputado federal Rubens Otoni (PT), a deputada Lêda Borges (PSDB) e, ainda, os deputados estaduais Helio de Sousa (PSDB), Coronel Adailton (PP), que são integrantes da Frente.

Os integrantes da audiência destacaram a importância de se traçar estratégias que façam com que o Governo Federal recue da ideia dos cortes. E a deliberação unânime foi a de que novas atividades de manifestação possam ser construídas. “Só a mobilização fará com que a população saiba o que está acontecendo e dirá aos personagens dessa situação que resistiremos”, disse o reitor da UFG, Edward Madureira.

Com isso, novas agendas serão construídas. Antes disso, outros atos já estão marcados. Entre eles, uma sinalização de greve geral prevista para acontecer em 14 de junho. O coordenador da Frente, deputado Antônio Gomide, pediu união das instituições. “Nossa defesa é pela educação e pelo projeto que ajudamos a construir, do ensino fundamental às universidades. Só se melhora uma sociedade através da Educação e estas instituições são facilitadoras do acesso ao ensino principalmente aos estudantes de baixa renda”, destacou Gomide.

Repercussão

“Esta audiência é um marco definitivo da união do Parlamento goiano com as universidades em defesa de uma causa maior, que é a Educação e a Ciência e Tecnologia”, destacou Edward Madureira que ainda frisou a atuação suprapartidária da Frente Parlamentar. “Educação não tem partido”, completou.

Para o reitor do IF Goiano, o momento é de sensibilizar os gestores federais. “Este é o dinheiro para o nosso custeio, é com ele que vamos manter as portas abertas”, disse Vicente de Almeida.

Jerônimo Rodrigues parabenizou a criação da Frente Parlamentar e disse que este é um primeiro passo para a construção de uma estratégia. “Precisamos vencer este primeiro ponto, que é lutar contra o contingenciamento e depois criaremos novas ações em defesa da Educação de Goiás”, concluiu.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.