Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Henrique Arantes comanda oitiva com representantes do Inmetro, na CPI da Enel

29 de Maio de 2019 às 17:16

Os deputados estaduais que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel Goiás vão ouvir, nesta quinta-feira (30), a Superintendente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) de Goiás, Patrícia Pinheiro, e o técnico da instituição, Jair José. A oitiva será comandada pelo presidente da Comissão, deputado Henrique Arantes (PTB).

O Inmetro é o órgão responsável por analisar e averiguar, em Goiás, as possíveis irregularidades nos medidores apontados pela distribuidora de energia, principalmente após serem retiradas das unidades residenciais de origem.

Dentre os principais questionamentos dos deputados em relação ao Inmetro estão os métodos utilizados na hora de aferição de equipamentos encaminhados pela Enel Goiás, quando considera que uma unidade consumidora está com medidor defeituoso.

Os parlamentares têm recebido constantes denúncias de que a Enel não emite comunicados sobre a situação e faz a troca dos medidores sem anuência dos moradores. Como resultado, os consumidores sentem no bolso faturas com valores exorbitantes, muito além do que alegam consumir.

“Muitas vezes, os consumidores sequer participam do processo de aferição desses possíveis defeitos. Só ficam sabendo quando a fatura de energia chega em casa com valores três, quatro vezes mais caros que o normal. Até quando economizam em energia, a conta vem mais cara”, critica Henrique Arantes.

Conforme orientação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para aferição de medidores considerados defeituosos os proprietários devem ser comunicados e convidados a acompanhar todo o processo.

A CPI da Enel foi instaurada, em fevereiro deste ano, na Assembleia Legislativa de Goiás para investigar irregularidades no contrato de prestação de serviços da empresa de distribuição de energia no Estado, além do contrato de compra e venda da Celg-D. Ana Carla Abrão, ex-secretária estadual da Fazenda, será ouvida em agosto. Ainda estão previstas oitivas do presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno, e do ex-governador Marconi Perillo, mas sem datas definidas.


AGENDA - CPI DA ENEL
Dia: 30/05/2019 (quinta-feira)
Horário: a partir das 10h 
Local: Auditório Solon Amaral, Assembleia Legislativa de Goiás

Assunto: Oitiva com representantes do INMETRO e deliberações 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.