Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Empresas que oferecem serviços de energia e telefonia deverão criar postos de atendimentos em municípios goianos

03 de Junho de 2019 às 14:48

Em Goiás, podem estar próximas do fim aquelas longas e estressantes ligações de consumidores a empresas que prestam serviços de energia e telefonia (fixa ou móvel). Isso porque um projeto de autoria do deputado estadual Rafael Gouveia (DC) quer exigir que essas empresas tenham unidades de atendimento presenciais para receber usuários ou clientes. 

Segundo a proposta do parlamentar, as lojas fixas deverão ser construídas nas cidades com mais de 10 mil habitantes, enquanto nos municípios com menos moradores, os atendimentos poderão ser realizados por meio de unidades de atendimento móvel. Nesses casos os atendimentos itinerantes deverão acontecer durante uma semana de cada mês. Nas duas situações o atendimento deve ser prestado em dias úteis e em horário comercial.

Rafael Gouveia argumenta que a ideia de criar o projeto surgiu por conta das inúmeras reclamações que tem recebido de goianos de todas as regiões quando precisam falar na empresa Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Goiás. “Quando fomos a Rio Verde para a reunião da CPI da Enel que realizamos, a maior reclamação dos moradores foi não ter um local para fazerem reclamações presenciais. Por conta disso eles sequer conseguem finalizar uma reclamação”, disse.

O texto apresentado garante ainda que os clientes e usuários que procurarem as unidades presenciais deverão ser atendidos no prazo máximo de trinta minutos. Esse controle de atendimento se dará por meio da emissão de senhas numéricas.

Caso alguma empresa descumpra a legislação haverá advertência e em caso de reincidência a multa pode chegar a 100 salários mínimos. Ainda segundo o projeto, para garantir o cumprimento da lei, as empresas prestadoras de serviços de energia e telefonia poderão fazer parceria com as prefeituras ou com o estado a fim de utilizarem os canais presenciais de atendimento, como Vapt-Vupt e Atende fácil, ou equivalente.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.