Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Com Bolsonaro, Amilton Filho prestigia em Aragarças lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia

05 de Junho de 2019 às 17:31

A convite do governador Ronaldo Caiado (DEM), o deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) participou nesta quarta-feira, 5, em Aragarças do lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia, que tem como objetivo promover ações para a preservação desse que é um dos rios mais importantes do país. O evento teve a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

"Acredito plenamente que é possível unir sustentabilidade e desenvolvimento. É preciso unir forças entre as diversas esferas de governo para que o Meio Ambiente continue sendo uma prioridade. Vamos buscar, de todas as formas, aliar preservação ambiental e crescimento econômico", ressaltou ainda o parlamentar Amilton. O presidente da Alego, deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), também esteve presente no lançamento.

O deputado estadual Amilton Filho colocou seu mandato à disposição para o desenvolvimento de ações para a proteção do Meio Ambiente. "Hoje foi um dia histórico, um marco no desenvolvimento na Bacia do Rio Araguaia", concluiu.

Projeto

O projeto Juntos pelo Araguaia será custeado com recursos na ordem de R$ 2,8 milhões, resultantes da conversão de multas junto ao Ibama. A proposta é recuperar os 2.600 quilômetros de extensão do rio, que passa pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Nesta primeira etapa, o projeto mobilizará 15 municípios goianos e 12 mato-grossenses.

A bacia do Araguaia possui extensão de mais de 350 mil quilômetros quadrados. Na primeira etapa, de acordo com o governo de Goiás, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio.

Jair Bolsonaro pontuou que a iniciativa visa a promoção do desenvolvimento do país com harmonia entre o setor produtivo e o meio ambiente. “Não queremos atrapalhar quem produz, mas atendê-los no que precisam e merecem. Desta forma, iremos colocar o Brasil no lugar que merece”, afirmou.

Por sua vez, Ronaldo Caiado ressaltou a importância do projeto ao conciliar desenvolvimento do setor produtivo à proteção do Rio Araguaia. “Este é o maior projeto para recuperação de bacias, e irá mostrar a diferença proposta pelo governo de Bolsonaro”, pontuou.

Caiado salientou que o diferencial proposto irá contar com a conscientização e junto com o setor produtivo. “O projeto visa a conscientização e a participação direta dos produtores rurais, com harmonia e entendimento”, salientou.

Um ponto importante apontado pelo governador goiano é o de promover o saneamento nas cidades, já que muitas delas têm os esgotos jogados no Araguaia. “Com responsabilidade, o governo federal está aplicando o dinheiro público de uma forma mais eficiente para cuidar melhor dos cidadãos”, apontou Caiado.

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), falou da importância do projeto, que segundo ele, é um exemplo de como produzir, preservar e fazer riqueza. "Queremos ter orgulho dos resultados do Brasil presente", completou (Com informações do portal da Alego).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.