Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ aprova inclusão de festividade religiosa no calendário cultural de Goiás

11 de Junho de 2019 às 14:24

Os deputados aprovaram na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o processo nº 3054/19, de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL), que inclui, no calendário cívico cultural do Estado de Goiás, a festa do Divino Espirito Santo, comemorada anualmente no município de Posse de Goiás. O texto havia sido relatado pelo deputado Amilton Filho (SD), que se manifestou pela aprovação.

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar argumentou que a Festa do Divino Espírito Santo trata-se de um grande evento religioso que dura cerca de 10 dias. De acordo com ele, a festividade é baseada em missas, novenas, barraquinhas, queima de fogos, alvoradas, folias, cortejos, levantamento do mastro, coroação do imperador (quando são usadas roupas luxuosas, feitas de veludo e cetim) e as tradicionais cavalhadas.

"O rico simbolismo da Festa do Divino é expresso através de objetos de liturgia, vestimentas, ornamentos e adereços. O pombo, representado quase sempre no topo de um mastro e às vezes envolto em uma coroa onde são amarradas as fitas com as promessas dos devotos, simboliza o Espírito Santo encarnado, elemento central da Festa. A coroa e o cetro são objetos que simbolizam o poder do Imperador, indivíduo responsável por zelar pela festa e mobilizar as pessoas. A cada ano um novo imperador e novos foliões são escolhidos entre pessoas da comunidade envolvidas com os festejos. Os foliões sempre andam acompanhados da bandeira do Divino, que traz a cor vermelha e o pombo ao centro", argumentou o autor da matéria.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.