Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado participa de evento cultural na Alego

11 de Junho de 2019 às 17:11

O vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, deputado Coronel Adailton (PP) participou, na tarde de terça-feira, 11, no saguão da Assembleia Legislativa, das apresentações culturais e folclóricas de Palmeiras de Goiás, quando artistas da cidade mostraram todo o seu potencial. Fizeram apresentações a Orquestra Jovem do ITEGO Padre Antônio Vérmey,  integrantes das Cavalhadas, grupo de capoeira e as tradicionais fiandeiras. O presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira fez a abertura do evento, que contou com a presença do prefeito da cidade, Vando Vítor Alves.

As Cavalhadas é uma festa com mais de 200 anos, que vai além de uma manifestação puramente religiosa, pois, por sua grandiosidade e beleza, atrai turistas de várias partes do Brasil, colaborando para que Goiás tenha benefícios nas áreas de hotelaria, restaurantes, transportes e artesanato.

Os visitantes também aproveitam a estada nos municípios que promovem as Cavalhadas, para conhecerem as belezas naturais e históricas das regiões de Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Posse e Jaraguá, mas a encenação acontece também em Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.

As fiandeiras fazem parte da cultura popular, pois foram pioneiras na arte da produção de tecidos para calças, camisas, vestidos, colchas, tapetes, redes e tudo o que a velha roda de fiar, ou roca, como também é conhecida, é capaz de produzir com os novelos de algodão que saem do tear.

O deputado Coronel Adailton, que também é o presidente da Comissão de Turismo, incentiva as festividades populares, que valorizam a cultura, tanto goiana quanto nacional, mobilizando a população das zonas urbana e rural, numa confraternização que causa a admiração, pela criatividade e as demonstrações de fé e amor para com a tradição, herdada dos nossos antepassados.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.