Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego assina termo de cooperação com Adveg nesta quinta-feira, 13

12 de Junho de 2019 às 12:12

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), vai assinar, na manhã desta quinta-feira, 13, um Termo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa e a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg). A solenidade está marcada para as 9 horas, no Gabinete da Presidência.

O objetivo é estabelecer o intercâmbio de informações e experiências buscando a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da Assembleia para atendimento adequado a pessoas com deficiência.

Segundo o diretor de Planejamento Estratégico da Casa, André Ariza, o termo ajudará na inclusão e acessibilidade da Assembleia. “A acessibilidade faz parte da inserção do deficiente na sociedade, e isso significa que todos possam ter suas necessidades atendidas pelo Estado, independentemente de suas características sociais”, disse.

A cooperação técnica é fruto do projeto Leitura para Todos, um programa de inclusão social para pessoas que possuem deficiência visual ou dificuldade de leitura no acesso às bibliotecas públicas, através de uma tecnologia israelense de visão artificial chamada OrCam MyEye .

Visão artificial

O OrCam é a implantação de um aparelho de “visão artificial”, acoplado no rosto da pessoa como os óculos, pesando 22,5 gramas, cuja tecnologia embarcada é israelenese, que escaneia textos, transformando a escrita em áudio, ajudando assim quem tem dificuldade com leitura e proporcionando o conhecimento aos deficientes visuais.

O OrCam MyEye também escaneia rostos, e ao encontrar alguém conhecido, diz para o usuário de quem se trata. Também é possível identificar valores monetários, como contas, extratos, notas fiscais e outros documentos detalhados, como, por exemplo, cartões de crédito, além de ler qualquer material impresso, pois ele reconhece textos com precisão, mesmo à distância. Seja um livro ou um cardápio e até mesmo uma placa do outro lado da rua.

O projeto na Assembleia Legislativa começou a ser desenvolvido há dez dias, quando o presidente do Poder Legislativo recebeu o presidente da Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg), Aldenor Carneiro, para orientação. O produto já está na segunda versão, o OrCam MyEye 2, custa R$ 19,9 mil no Brasil e os detalhes podem ser consultados no site https://www.orcam.com/pt/myeye2.

O Brasil tem hoje cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais, sendo 600 mil cegos e 6 milhões com baixa visão. Em Goiás, são 18 mil cegos e 180 mil com baixa visão. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.