Ícone alego digital Ícone alego digital

Lissauer abre 4ª edição do Politizar, marco de confiança na juventude para renovar a prática política

13 de Junho de 2019 às 07:00
Crédito: Denise Xavier Lemes
Lissauer abre 4ª edição do Politizar, marco de confiança na juventude para renovar a prática política
Abertura do 4° Politizar
O presidente do Parlamento Estadual, deputado Lissauer Vieira, e o reitor da UFG, Edward Madureira, abriram ontem a quarta edição do projeto Politizar. Na solenidade, tomaram posse os 41 deputados simulandos, assessores parlamentares e jornalistas políticos. Lissauer enalteceu a importância do projeto, que já é referência para o Brasil. “Esse trabalho muito nos orgulha, porque valoriza o Legislativo, na medida em que leva os nossos jovens a conhecer e a fazer política, participando de um Poder que afeta fundamentalmente a vida de todos os cidadãos goianos.” Edward Madureira discursou em defesa do ensino público superior e das Ciências Humanas, área que responde pelo Politizar na UFG. A sessão para eleição e posse da Mesa Diretora será hoje, às 10h, no Plenário Getulino Artiaga.

O presidente da Assembleia Legislativa (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), juntamente com o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, deram início, na noite de ontem, quarta-feira, 12, à quarta edição do projeto Politizar. O evento ocorreu no auditório Lauro Vasconcelos, da Faculdade de História, localizada no câmpus Samambaia. A iniciativa é fruto de parceria firmada entre ambas as instituições.

Após a abertura foi realizada também a cerimônia de instalação e posse dos 41 deputados simulandos. Além deles, a simulação conta ainda com a participação de 41 assessores parlamentares e 6 jornalistas políticos. O evento marcou ainda a eleição, igualmente simulada, da chapa que irá liderar a Governadoria do Estado, uma inovação do Politizar 2019.

Em fala de abertura, Lissauer enalteceu a importância do Politizar, destacando ser este já um projeto de referência não apenas para o estado de Goiás, mas também para o Brasil. “Esse é um trabalho que muito nos orgulha, porque valoriza o Legislativo, na medida em que leva os nossos jovens a conhecer e a fazer política, participando de um Poder que afeta fundamentalmente a vida de todos os cidadãos goianos”, iniciou o presidente da Casa.

Para ilustrar seu reconhecimento à iniciativa, o deputado reafirmou seu interesse em expandir o alcance do projeto, aumentando o número de participantes a cada nova edição. E disse estar confiante na qualidade dos resultados a serem alcançados neste ano. “Tenho plena certeza de que os projetos apresentados trarão ideias alinhadas com as necessidades da população em projetos que poderão ser efetivamente apadrinhados por nós, parlamentares, ainda nesta Legislatura”, afirmou, dirigindo-se aos simulandos.

Por fim, falou sobre a relevância do Politizar para o cenário político atual. “Vivemos um momento de muita desconfiança com relação a todos nós que trabalhamos com a política. Quando vemos jovens estudantes interessados em aprender o que é o Parlamento goiano, apresentando e discutindo projetos de lei de interesse da sociedade, nós ficamos imensamente felizes. Isso mantém viva a nossa esperança, num futuro próximo, de um país mais justo para todos. Para isso, não existe outro caminho que não a política e ela passa pelo Poder Legislativo, que é onde vocês iniciam, hoje, essa importante jornada”, completou Lissauer.

Na sequência, Edward Madureira deu as boas-vindas aos participantes. Ele fez um discurso em defesa do ensino público superior e das ciências humanas, área que responde pelo Politizar dentro da UFG. “A filosofia, a sociologia e todas as humanidades precisam ser valorizadas porque são fundamentais para que possamos entender os fenômenos sociais de nosso país. A universidade é a união de diversos campos do conhecimento e todos eles são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. A nossa realidade é absolutamente diversa desta que estão tentando nos imputar. Nossa instituição trabalha incansavelmente para criar oportunidades e transformar vidas, além de produzir, em seus diversos departamentos e laboratórios, todo o conhecimento necessário para a melhoria de nosso estado”, enfatizou o reitor.

Ele citou, ainda, a título de ilustração, fato ocorrido na última terça-feira, 11, no Congresso Nacional, em que os legisladores defenderam a manutenção dos investimentos no ensino público superior. “Todos sabem o ataque que essa instituição tem sofrido não apenas por meio de fakes news (notícias falsas), mas também pelas restrições orçamentárias. E, no caso anunciado, a política deu exemplo, com a Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais exigindo que o governo mudasse a sua posição e voltasse os investimentos”, pontuou.

O reitor informou que, em reunião junto ao ministro da Educação, foi assegurado cerca de R$ 1 bilhão, um terço do que havia sido então cortado pelo programa de contingenciamento da União. “Essa é a política de verdade. Ela se constrói no entendimento e na defesa de valores como a educação brasileira. Isso é o que se espera da política: a busca do consenso e entendimento em prol dos interesses da população”, alertou.

Edward também agradeceu o comprometimento de todos os servidores da Alego e parabenizou o presidente da Casa por abraçar mais uma edição do Politizar. “Fico feliz por essa nova gestão apostar mais uma vez nesse projeto, que é de grande interesse para a sociedade, dando-lhe, assim, continuidade independentemente do momento político que vivenciamos”, arrematou.

Abertura

A vice-diretora da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Michele Cunha Franco, também integrou a mesa diretiva de trabalhos da abertura da quarta edição do Politizar. Seu discurso foi ao encontro dos apelos trazidos pelo reitor Edward Madureira. “No momento atual, em que tanto a política e quanto as universidades vêm sendo criminalizadas, com ataques que nos depreciam, vejo aqui, nesse projeto, o sentido para que a gente possa juntos pensar a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Não têm palavras que possam resumir o significado desse momento e o sentido desse projeto no momento atual. Esperamos que vocês consigam aprovar projetos capazes  de melhorar a  vida dos cidadãos, mostrando que a universidade está aqui, sobretudo para atender as pessoas mais necessitadas.”

A coordenadora-geral do projeto pela UFG, professora Lais Thomaz, agradeceu a equipe da Alego pela parceria e comprometimento. “É uma grande honra trabalhar com pessoas que têm se dedicado incansavelmente para que essa missão que nos foi dada realmente se concretizasse e para que a gente conseguisse chegar até aqui. Estamos ansiosos para ver toda a tramitação dos projetos e que todo o empenho deles decorrentes gerem, ao final, bons frutos. Esperamos que, a partir do Politizar, possamos politizar cada vez mais pessoas”, ponderou.

Mariza Barbosa, coordenadora pela Alego, agradeceu igualmente o apoio da Casa e o empenho de todos os participantes. “Saibam que, a partir de hoje, os senhores e as senhoras entrarão pela porta da frente Alego como verdadeiros deputados. Sou muito grata pela paciência de vocês até aqui. Os projetos apresentados foram muito elogiados pela Procuradoria da Assembleia”, destacou.

Por fim, André Cançado, coordenador acadêmico do projeto, falou em nome dos participantes desta quarta edição. “Vivemos novos tempos em que nos é colocado novos desafios nos modos de pensar e agir na sociedade. O contexto atual incomoda o ser humano que sempre se inquieta diante do novo. Essas coisas novas estão refletidas em iniciativas como esta do Politizar, onde jovens e adultos começam aqui uma jornada de capacitação cívica, de apelo ao espírito público, e que deve trazer bons frutos. Agradeço a todos os envolvidos por nos possibilitar essa vivência em prol do fortalecimento de valores democráticos e boas práticas. Estamos confiantes em nosso dever neste mundo, que é o de torná-lo cada dia melhor para todos”, professou, em discurso rápido.

Junto a eles, integraram igualmente a mesa de abertura o superintendente de gestão do Vapt Vupt, Dioji Ikeda, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM), e o deputado Delegado Eduardo Prado (PV).

Instalação e posse

Finda a abertura, teve início a cerimônia de instalação e posse dos 41 deputados simulandos. A nova mesa foi presidida pela simulante, Leticia Garcia de Souza paiva (PRB), que convidou o colega Rodrigo Bispo (DEM) e sua correligionária Hellen de Oliveira para assumirem respectivamente as funções de primeiro e a de segundo secretários. Em seguida foi lido e assinado o termo de posse de cada um dos citados parlamentares.  

Myllena Pietra (PSDB) fez discurso em nome da bancada de oposição. “Compartilhei, neste último mês, momentos de bastante aprendizado entre nós. Pudemos perceber ideias e posicionamentos diferentes, mas valores aliados com o bem-estar da sociedade. Espero retomar aqui a discussão saudável, tão escassa no cenário político nacional. Buscaremos uma polarização menos hostil e mais aberta ao diálogo em prol de encontrar soluções conjuntas para os valores que almejamos. Lutaremos por uma representatividade mais justa e acolhedora, defendendo sempre a importância da diversidade que aqui se faz presente”, argumentou.

Caio Cezar, líder do MDB, discursou em nome da bancada de situação. “O que realmente falta em nossa sociedade não são discursos prontos, mas o entendimento da realidade dessa sociedade, o dia a dia do nosso povo. Algo que não deve ocorrer apenas a cada quatro anos ou somente no momento do voto. Aqui temos um grupo bonito, de onde espero levar amigos para eternidade. Trabalharemos em prol do bem comum de todos, sem reforçar intrigas. Agradeço o presidente Lissauer, que tem abraçado esse projeto em mais uma edição, na confiança de que esse irá engrandecer a política goiana, visto que estamos aqui para discutir política para o povo goiano, para garantir transporte digno aos trabalhadores, saúde e educação públicas que valham à pena, além de exercer também nossas competências enquanto fiscalizadores do Executivo”, disse, de improviso.

Ao final dessa segunda parte, a presidente em exercício convocou outra sessão ordinária para eleição e posse da Mesa Diretora dessa quarta edição do Politizar. O evento está marcado para esta quinta-feira, às 10 horas, no plenário Getulino Artiaga da Alego.

Eleição do Executivo

Ainda na noite de ontem, os 82 deputados e assessores simulandos participaram de sessão de votação que elegeu os representantes a governador e vice-governador do estado. Após a apuração, decretou-se eleita, com 47 votos contra 35, a chapa um - Com a força de Goiás, formada, respectivamente, por Iara Leal (PRB) e Ana Flávia (PSDB). Além de ambos os partidos, a coligação vencedora engloba também o PT e o PSB.  Já a chapa dois - Goiás pra frente, estava sendo representada, respectivamente, por Talita Guimarães (DEM) e Eduardo Mendanha (MDB). O pleito se deu em escrutínio secreto por cédulas depositadas em urna.

Em seu discurso, Iara, que foi eleita governadora de Goiás, destacou trabalho voltado para o fortalecimento dos 246 municípios e as várias regiões que integram o estado. Ela, que veio de outro estado, com apenas 2 anos de idade, falou de sua profunda identificação com o território e a cultura goiana. “Assumi isso aqui de coração, pois aqui cresci, estudei, casei, tive meu filho, constituí família. A partir de agora, vamos trabalhar, com afinco, para tirar Goiás da vulnerabilidade. Apresentamos projetos em todas as áreas mais cruciais para o desenvolvimento do estado e vamos lutar para que cada um deles se realize”, iniciou.

Por fim, ela falou da importância de se garantir e ampliar a representatividade feminina. “Estamos aqui para fazer diferente, porque a uma mulher na política faz, de fato, a diferença. Vamos exercer, portanto, o nosso direito de voto, que conseguimos com muito esforço, muita luta. Conto com a Frente Feminina e todos aqueles que querem fazer realmente de Goiás um estado em que a gente não apenas vive, mas em que se vive muito bem”, finalizou.

A programação completa do Politizar bem como demais informações do projeto, como o nome de todos os participantes e suas respectivas funções e legendas, podem ser encontradas no seguinte link:  politizar.al.go.leg.br

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.