Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas Calil propõe a criação do Sistema Cicloviário no estado

19 de Junho de 2019 às 12:08

O deputado Lucas Calil (PSD) apresentou o projeto de lei n° 3282/19, que propõe a criação do Sistema Cicloviário no estado de Goiás. Segundo a proposta, o principal objetivo é criar o Sistema Cicloviário e integrá-lo aos sistemas de transportes do estado e dos municípios goianos, abrindo à população a possibilidade de utilizar as bicicletas de forma segura como veículo de transporte e lazer.

Ainda de acordo com a matéria, esse sistema de ciclovias será exclusivo para a circulação de bicicletas, incluindo a malha de ciclorrotas, ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, com traçados e dimensões de segurança adequados, com devida sinalização.

O projeto também aborda a criação de um bicicletário, como espaço com controle de acesso destinado ao estacionamento de bicicletas, podendo ser coberto ou ao ar livre, e contando com banheiros e vestiários, além de ponto de vendas de bebidas não alcoólicas, lanches prontos e produtos destinados à manutenção de bicicletas.

 Em justificativa, o parlamentar afirma: "Estudos apontam que investir no desenvolvimento de políticas públicas favoráveis ao uso da bicicleta favorece tanto o sistema de mobilidade urbana como o desenvolvimento do turismo sustentável, como também produz benefícios econômicos e para a saúde pública".

O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuído ao relator, deputado Amilton Filho (Solidariedade).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.