Politizar: Mesa Diretora recebe treze projetos de deputados

14 de Junho de 2019 às 15:27

A Mesa Diretora do Politizar 2019 recebeu 13 matérias de deputados no início de sua segunda sessão plenária, em andamento na tarde desta sexta-feira, 14. Adriano Ferreto (PRB) foi o primeiro a se manifestar. O líder do governo na Casa apresentou, na ocasião, um requerimento e um ofício.

O primeiro foi endereçado à secretária de estadual de Educação, professora Fátima Gavioli, e visa prestar a justa homenagem ao coordenador de turno do Colégio Estadual Céu Azul, Júlio César Barroso, de 41 anos. Trata-se da substituição do nome atual da escola pelo do professor, que foi assassinado, no exercício de sua função, por um aluno da instituição no dia 30 de abril. O crime ocorreu na cidade de Valparaíso de Goiás.

O outro documento solicitava troca da liderança de sua bancada, que passará a ser representada, a partir de então, por Lizandra Moura.

A seguir, Adna Rocha (DEM) apresentou projeto para a concessão de Título de Cidadania Goiana à governadora do Politizar 2019, Iara Leal (PRB). E também protocolou requerimento endereçado à Secretaria Estadual de Esporte onde solicita parecer sobre projeto realizado em parceria com a pasta.

Douglas Miranda (PRB), primeiro vice-presidente do Politizar 2019, apresentou, por sua vez, dois requerimentos. O primeiro seria endereçado ao secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, visando reparos no Hospital Regional de Rio Verde. O segundo deveria ser encaminhado ao diretor da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Enio Caiado, visando a recuperação asfáltica de rodovia que liga os municípios de Rio Verde e Aparecida do Rio Doce, no Sudoeste goiano.

Letícia Garces protocolou requerimento endereçado ao secretário de Segurança Pública do Estado, Rodney Rocha Miranda, e ao procurador geral de Justiça de Goiás solicitando o devido cadastramento dos presos a partir de critérios técnicos que permitam a identificação quanto ao gênero e orientação sexual.

David Maycon (MDB) apresentou requerimento endereçado à Governadoria do Politizar 2019, onde solicita a revisão de projeto de sua autoria e idealizado com o seu colega correligionário, Kayro Cesar.

Na sequência, o foi a vez de o próprio Kayro protocolar requerimento solicitando pedido formal de desculpas à bancada do Partido dos Trabalhadores por desavenças geradas entre um membro dessa legenda e uma deputada do MDB, durante reunião das comissões temáticas.

Guilherme Campos (PRB) apresentou requerimento endereçado à Governadoria do Politizar, visando o que chamou de “operação tapa buraco”, para obras de manutenção de rodovia estadual  GO-333, que liga os municípios de Rio Verde e Paraúna. “Trata-se de uma estrada fundamental para o escoamento da produção agrícola de uma região que detém um dos mais elevados PIB de Goiás”, argumentou.

O parlamentar aproveitou ainda a ocasião para defender projeto de lei de sua autoria que visa estabelecer política estadual para programa de incentivo fiscal a produtores que trabalham com irrigação de lavoura por sistema de gotejamento.

Thiago Eurípedes (DEM) protocolou requerimento endereçado à Governadoria do Politizar solicitando a abertura econômica para a concorrência na produção energética. Segundo ele, a medida favorecerá a melhoria dos serviços e redução de valores cobrados nas contas dos consumidores. Também defendeu outro requerimento de igual teor, solicitando o desmembramento e privatização dos serviços de abastecimento hídrico da Saneago.

Hellen Oliveira (PSB) apresentou projeto de menção honrosa de homenagem a jovem negro assassinado conhecido como “Sabotinha”, de 17 anos.

Rafael do Procon (DEM) protocolou requerimento endereçado à Governadoria do Politizar para que seja solicitado à agência de competência as devidas providências para a poda do mato que já toma conta de várias rodovias do estado, dificultando a visibilidade dos motoristas que por elas trafegam.

Lucas Peixoto (DEM) apresentou requerimento à Secretaria de Saúde solicitando informações e esclarecimentos sobre a “situação caótica” dessa área no estado.

Eduardo Rezende (DEM) usou o microfone para registrar menção honrosa ex-deputado simulando Murilo Marques.

Lizandra Berlarmino (PRB) protocolou requerimento de apelo à Governadoria do Politizar para que adote projeto de sua autoria e idealizado com Geovana Lara, sua correligionária. A matéria foi declarada inconstitucional em parecer técnico emitido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) em reuniões realizadas na manhã de hoje.

Por fim, a presidente do referido colegiado, Fernanda Alves (PT) devolveu dois projetos devidamente aprovados pela CCJ e pediu para que fossem inseridos na pauta de votações da Ordem do Dia.