Ícone alego digital Ícone alego digital

Debate sobre violência nas escolas

17 de Junho de 2019 às 12:10
Crédito: Sérgio Rocha
Debate sobre violência nas escolas
Audiência pública sobre Educação
Assembleia Legislativa sediou nesta segunda-feira, 17, debate público intitulado “Entre os Muros da Escola”, para discutir sobre fatores motivadores da violência escolar em Goiás. Proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi.

A Casa de Leis goiana sediou na manhã desta segunda-feira, 17, debate público sobre os fatores motivadores da violência escolar em Goiás. O slogan da reunião foi “Entre os Muros da Escola”, por proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). “A audiência se transformou em propostas e relatórios que serão encaminhados a todas as autoridades competentes para tratar do assunto”, explicou a parlamentar 

Além da deputada, os participantes do encontro foram: o deputado Coronel Adailton (PP); a deputada federal Erika Kokay (PT-DF); o gerente de segurança escolar Marcos Rabelo Holanda Camargo, representante da secretária estadual de Educação, professora Fátima Gavioli; vereador do município de Goiânia Álvaro da Universo (PV); o presidente da Câmara Municipal de Nova Veneza, vereador Reginaldo Tavares; comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Marcos Luciano Alves de Lima.  

Também o segundo-tenente Moreira, representante do Comando do Batalhão de Ensino da Polícia Militar; o delegado Rogério Santana, representante do delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás, Bia de Lima. 

Bia de Lima informou que o sindicato foi a Valparaíso no Colégio Estadual Céu Azul onde ocorreu o assassinato do coordenador Júlio Barroso. Ele foi morto a tiros por um adolescente de 17 anos. O fato ocorreu no dia 30 de abril deste ano. No local, de acordo com Bia, foi iniciada a campanha “Escola Pede Paz”.  

Foram entregues pelo Sintego, contou Bia, propostas para que a secretária de Educação do Estado, Fátima Gaviolipudesse implementar uma série de ações que melhorem a situação da segurança nas escolas. Vamos começar a campanha com um seminário para que possamos ouvir cada segmento”, explicou.  

Na oportunidade, Bia de Lima entregou a Adriana Accorsi o mesmo documento com os encaminhamentos entregues a Secretaria de Educação de Goiás. “Hoje passo às mãos da Delegada Adriana o que fizemos para a secretária de Educação do Estado, Fátima Gavioli. O Sintego é proativo”, sustentou. 

Na oportunidade, a deputada federal pelo Distrito Federal (DF) Erika Kokay (PT), assim como Bia de Lima, relembrou o assassinato que aconteceu em Valparaíso. “É preciso que usemos essa morte como elemento para mergulhar nas relações sociais. Nós temos quase 5 mil pessoas assassinadas no Brasil por ano. É um processo de desumanização simbólica.”  

Kokay acredita que no Brasil há prisão em demasia de forma errada. "Não é feito uma ressocialização da maneira correta. Nós fazemos parte de uma mesma humanidade. Nós temos que discutir que somos seres diversos, a escola faz parte da comunidade e temos direitos iguais.’’ 

O vereador de Goiânia Álvaro da Universo contou que na Câmara Municipal foi feita também uma audiência com o mesmo teor. De lá surgiram várias ideias e uma delas é a formação de uma comissão para analisar e verificar o que vem ocorrendo no ambiente escolar goiano. Ele relatou que após essa audiência, vários professores e alunos entraram em contato com seu gabinete para fazerem denúncias de agressão física e verbal dentro de suas escolas.  

Rubens Otoni, deputado federal pelo PT goiano, também participou da reunião e afirmou que o único caminho para combater a violência no ambiente escolar é a criação de uma política de paz. É por meio de políticas públicas que tragam acesso aos nossos jovens a esporte, educação e paz. Infelizmente estamos passando por um período onde o ódio está sendo incentivado, mas é o momento de lutar contra isso e incentivar a paz entre nossos jovens.” 

O comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Marcos Luciano Alves de Lima, explicou que as ações realizadas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) tem ajudado muito a minimizar esses problemas escolares. “Nós fazemos diversas palestras e temos um contato íntimo com o Proerd, que é muito importante e é direcionado para os alunos do 5º ao 7º ano. Nosso trabalho envolve professores, diretores, coordenadores e alunos e tem o objetivo de diminuir os índices de violência escolar’’. 

Por fim, o deputado Coronel Adailton, vice-presidente da Comissão de Educação da Casa, ofereceu apoio à deputada Adriana para lutar contra a situação de violência em Goiás. “Em qual país do mundo se optou por investir no ensino superior e ele foi para frente? Tenho plena convicção que é extremamente necessário investir na base da educação e no social. Precisamos trabalhar o resgate dos valores da família. Estou à disposição para realizar outras audiências. Iremos cobrar, acredito que vocês trarão grande ajuda para buscarmos uma solução”, falou.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.