CPI da Enel encerra trabalhos do semestre com audiência em Caldas Novas, no dia 24

19 de Junho de 2019 às 18:00

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura supostas irregularidades no fornecimento energético do Estado, CPI da Enel, realizará, na manhã da próxima segunda-feira, 24, às 14 horas, a sua sexta audiência pública itinerante, na Câmara Municipal de Caldas Novas. O município é um dos mais importantes pólos turísticos do estado, estando também entre as maiores estâncias e balneários hidrotermais do mundo. O evento marcará o encerramento das atividades do colegiado neste semestre.

O encontro tem o objetivo de ouvir os moradores e empresários da região e coletar suas principais demandas em relação ao tema em pauta. Como de praxe, a direção dos trabalhos deverá ser partilhada entre um membro titular da CPI e o presidente da Câmara Legislativa local, que, no caso de Caldas, é comandada pelo vereador Geraldo Pimenta (PP). A reunião também deverá contar com o apoio de representantes da Enel Goiás, notadamente o advogado da companhia, Lúcio Flávio, que também responde atualmente pela presidência da OAB/GO.

Findo o período de recesso parlamentar do mês de julho, a agenda de trabalhos da CPI será retomada a partir do dia 7 de agosto. Na ocasião, haverá a sexta oitiva do colegiado. No centro do interrogatório estará a ex-secretária de Fazenda dos dois últimos governos tucanos, Ana Carla Abrão.

Segundo critérios regimentais, qualquer CPI tem o prazo máximo de 120 dias para conclusão de seus trabalhos, a contar de sua data de instalação. No caso da Enel, esta ocorreu em 28 de janeiro. Seu encerramento deveria ocorrer, portanto, já no final deste mês. Porém, em reuniões anteriores, o presidene do colegiado, deputado Henrique Arantes (PTB), já havia anunciado a necessidade de prorrogação das atividades, por igual período (mais 120 dias), conforme também é permitido pelo Regimento Interno da Casa.

Além do presidente, a CPI da Enel conta com os deputados Diego Sorgatto (PSDB) e Cairo Salim (Pros), na vice-presidência e relatoria, respectivamente. Além destes, está também entre os titulares, os deputados Alysson Lima (PRB) - co-autor da matéria que deu origem ao colegiado, e Chico KGL (DEM). Já na suplência estão Rafael Gouveia (DC), Delegado Eduardo Prado (PV), Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT) e Gustavo Sebba (PSDB).