Ícone alego digital Ícone alego digital

Festas juninas

18 de Junho de 2019 às 21:43
Crédito: Sérgio Rocha
Festas juninas
Homenagem as Quadrilheiros Juninos
A Assembleia homenageou quadrilheiros profissionais e condecorou representantes do movimento junino no Plenário. Por iniciativa do deputado Thiago Albernaz, a solenidade foi realizada na noite desta terça-feira, 18.

Por iniciativa do deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial em homenagem aos quadrilheiros juninos, no plenário Getulino Artiaga. O objetivo do evento, realizado na noite desta terça-feira, 18, foi homenagear os grupos que trabalham todo ano de maneira voluntária mostrando a quadrilha, que é uma dança cultural, para as novas gerações. 

O deputado Thiago Albernaz inaugurou os discursos da tribuna destacando os quadrilheiros juninos como exímios representantes e incentivadores das tradições goianas, ainda mais evidentes neste mês de junho.

 O parlamentar falou da sua satisfação em receber os dezesseis grupos de quadrilha e a Federação das Quadrilhas Juninas de Goiás, “Esta sessão solene é um reconhecimento e também o primeiro passo para iniciativas de valorização dos nossos quadrilheiros, cujo nível técnico surpreende o público nas apresentações e encanta gerações”, frisou o deputado.

Thiago disse ainda que seu gabinete está de portas abertas para buscar ações que garantam o devido tratamento aos quadrilheiros, como partes vivas de nossa cultura. “Queremos buscar o reconhecimento como patrimônio cultural, como atividade profissional e, principalmente, as festas juninas como indutores culturais, de turismo, de fonte de renda para as cidades goianas”, acrescentou.

Por fim, o parlamentar apontou que dados do Ministério do Turismo de 2018 apontam que cidades de diversas regiões do país chegam a receber 300 mil turistas por ano, durante o período de junho, em busca de conhecer mais de nossa cultura, acompanhar shows, apresentações artísticas e competições.

“Temos potencial para alçar nossas festas como propulsores do Turismo em Goiás. Nosso mandato está de portas abertas para tornar esse sonho possível e construirmos juntos uma ponte que nos leve ao reconhecimento e à valorização de nossas tradições”, finalizou.

Depois, o parlamentar entregou o Certificado de Honra ao Mérito a diversos representantes dessa expressão cultural e homenageou, em especial, o presidente da Federação dos Quadrilheiros do Estado de Goiás, Alex Gomes Gontijo, e o diretor financeiro da entidade, Marcos Vinícius Nunes.

Em seguida, o Plenário ouviu a declamação da poesia Arraiá das Quadrilhas, escrita pelos alunos de teatro do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter e interpretada por Charles Gomes. E ainda, a apresentação do grupo musical Rodantes do Forró.

Ao encerrar a solenidade, o parlamentar convidou os presentes para assistirem a uma apresentação de quadrilha junina na entrada da Assembleia Legislativa.

Agradecimentos

O presidente da Federação dos Quadrilheiros Juninos do Estado de Goiás, Alex Gomes Gontijo, discursou na sessão especial em homenagem à categoria, no plenário Getulino Artiaga. Na oportunidade, disse que o fato de a Assembleia Legislativa propor uma solenidade para os receber é uma honra e motivo de muita expectativa.

“Nós temos em Goiânia a melhor quadrilha do Brasil. Somos campeões do Concurso Nacional de Quadrilha Juninas de 2017, com o grupo de quadrilha Arriba Saia, presente nesta noite. Falar para mim que Goiás é um estado sertanejo me remete ao homem que cultiva a terra, o agricultor. É um estado de música, arte, literatura, escultura e quadrilha junina”, apontou.

Alex disse, ainda, que hoje são 17 grupos realizando em média três apresentações por noite, atendendo a quase 60 comunidades diferentes. “Mas nós não somos vistos nem lembrados pelo poder público, somente o povo nos conhece. Estamos trabalhando e lutando. Já fomos declarados pelo Ministério da Cultura o maior movimento cultural, folclórico e artístico do país”, contou ao Plenário.

Por fim, o presidente da Federação lembrou que fazer quadrilha custa caro e que, em Goiás, o movimento junino deve muito, pois nunca ganhou nada do Poder Executivo até agora. “O Estado não nos abraça, nos diz que quadrilha não faz parte do Turismo. É um absurdo isso. Que nós possamos celebrar esta noite e agradecer a todos que colaboram com esse movimento. Não vamos nos dar por vencidos, aguardo uma resposta positiva do governo”, finalizou.

Também da tribuna, o diretor financeiro da entidade, Marcos Vinícius Nunes, iniciou seu discurso lendo um poema feito aos quadrilheiros pelo Mestre Peregrino da Arte.

Em seguida, avisou aos presentes que a Associação dos Nordestinos de Senador Canedo promoverá, nos dias 23 e 24 de agosto, o Festival de Folclore no município, e, do dia 17 a 20 de outubro, o Festival Nordestino em Goiânia, Senador Canedo, Abadiânia e Pirenópolis.

Com isso, encerrou sua fala agradecendo ao deputado Thiago Albernaz pela homenagem.

Presenças

Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, além do propositor da homenagem: o presidente da Federação dos Quadrilheiros, Alex Gomes Gontijo; o deputado Rubens Marques (PORS); e a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Thaís Moraes.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.