Ícone alego digital Ícone alego digital

"Revogação do decreto é um retrocesso", diz pesquisadora de Minas Gerais

19 de Junho de 2019 às 10:03

Após realizar a abertura da audiência pública sobre a bacia do Rio Meia Ponte, o deputado Vinícius Cirqueira passou a palavra para a professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Joildes Brasil, que desenvolve tese de doutorado com o tema “reflexões sobre áreas de preservação permanente da Bacia do Rio Meia Ponte”.

Nesse estudo, a professora traz uma variedade de dados acerca do rio. No referencial teórico, ela demonstra que a Bacia do Meia Ponte é uma das principais bacias de abastecimento do estado de Goiás, permeia 38 municípios e abastece 48% das cidades do Estado.

Apesar de abastecer grande parte dos municípios do Estado, ainda é permitido o lançamento de efluentes domésticos e industriais somente com as construções existentes hoje. A revogação do decreto permite a implantação de outras indústrias próximas ao rio, o que, segundo a pesquisadora, pode alargar a possibilidade de intervenções em áreas de proteção ambiental (app).

"Essa revogação do decreto é um retrocesso", afirma a professora. De acordo com ela, com o manejo inadequado do solo e pressões urbanas existe uma diminuição da vazão do rio que afeta o abastecimento.



Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.