Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretária de Meio Ambiente defende decreto que altera licenciamento na Bacia do Rio Meia Ponte, em audiência pública

19 de Junho de 2019 às 10:29

A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andreia Vulcanis, fez uma exposição durante a audiência pública que discute regras para o licenciamento ambiental de instalação de novos empreendimentos na Bacia do Rio Meia Ponte, na manhã desta quarta-feira, 19.

Vulcanis defendeu o Decreto Estadual n° 9945/19 que suspende o Decreto n ° 5.496/01 que estabelecia que novos empreendimentos nas proximidades da bacia seria necessário afastamento de 1.000 metros do leito do rio, além de aprovação do Conselho de Meio Ambiente. Segundo a secretária, pelo antigo decreto, mais de 6 mil imóveis rurais de “atividades produtivas” estão ilegalmente instalados no leito da Bacia do Meia Ponte.

Ela fez uma exposição com mapas da bacia onde demonstrou que após o decreto de 2001 as regras não foram seguidas e o desenvolvimento não foi sustentável, mas que ao trazer essas produções de forma licenciada essas propriedades terão obrigação de cuidar do meio ambiente.

“Discordo do entendimento que Decreto n°9945 traz retrocesso, é importante que se diga que existe um programa de recuperação do Rio Meia Ponte, com programa da Saneago. Estamos submetendo projetos junto a recursos de fundos internacionais, cada hectare recuperado custa de 30 a 50 mil reais, e não há solução técnica, ou se recupera floresta ou vamos ter a diminuição de água na bacia”, disse.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.