Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer adequação de carteiras escolares para pessoas com deficiência

19 de Junho de 2019 às 14:44

Diego Sorgatto quer que todas as escolas do estado de Goiás, disponibilizem carteiras escolares adequadas às pessoas com deficiência. O projeto do deputado, foi reapresentado ao Plenário da Assembleia na última semana. No ato da matrícula, o estudante com deficiência ou o seu responsável deverá apresentar laudo médico atestando o tipo de deficiência do estudante, devendo o estabelecimento de ensino providenciar carteira escolar compatível e adaptada às suas necessidades.

"Para o cumprimento desta lei, é vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza nas mensalidades, anuidades e matrículas do estudante deficiente", frisou Sorgatto.

Considerando a dificuldade por parte dos alunos cadeirantes que possuem necessidade de dispositivos auxiliares para manutenção postural, serem os mais impactados pela falta de estrutura física adaptada, faz-se necessária resguardar a esses o direito a melhorias e atenção especial no ambiente físico que frequentam.

"Apontamos a adoção de carteiras escolares especiais para atendimento às pessoas com deficiência, como um importante ganho para proporcionar uma melhor adaptação e um consequente rendimento, maximizando o potencial no ambiente escolar. Com a adequação do mobiliário, os alunos das redes de ensino, quer públicas ou privadas, evitariam possíveis dificuldades e enfrentamentos que figurem de forma negativa em seu processo de aprendizagem", justificou Diego.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.