Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Jeferson Rodrigues realiza sessão especial com presença da Ministra Damares Alves

19 de Junho de 2019 às 18:42

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB), realizou na manhã desta quarta-feira, 19, uma sessão especial para o lançamento da “Campanha de Prevenção ao Suicídio e a Automutilação da Crianças e do Adolescente”, no plenário Getulino Artiaga, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A iniciativa é do parlamentar em parceria com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que esteve presente a convite de Jeferson Rodrigues.

A campanha foi lançada em Goiânia com o intuito de conscientizar a população sobre o aumento dos dados em relação ao suicídio e automutilação dos jovens, alertando sobre riscos e como prevenir. O estado de Goiás foi escolhido para ser o primeiro a receber a campanha por ser um estado vizinho e também devido aos números registrados no entorno do Distrito Federal. A ministra enfatizou que “a gente vai trazer parcerias, campanhas de prevenção e treinamento. Inclusive com atendimento por telefone. ”

A mesa de trabalhos foi presidida pelo deputado estadual Rafael Gouveia(DC), que teve ao seu lado a ministra, Damares Alves; o representante do governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Jeferson Rodrigues; o ex-deputado Lívio Luciano Carneiro de Queiroz; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO); o desembargador Nicomedes Domingos Borges; o representante do presidente do Judiciário; o desembargador Walter Carlos Lemes; o procurador-geral Aylton Flávio Vechi, o deputado federal João Campos e a secretária nacional da Família, Angela Gandra.

Participaram ainda da mesa de trabalhos o secretário municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, Filemon Pereira Miguel; o representante do prefeito Iris Rezende Machado; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público, promotor José Carlos Miranda Nery Júnior; e o corregedor-geral do MP-GO, procurador Sérgio Abinagem Serrano.

Para dar início a sessão o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Goiás, sob a regência do maestro subtenente Leal.

Discurso de Jeferson Rodrigues

No início da solenidade o deputado estadual Jeferson Rodrigues subiu à tribuna para proferir seu discurso de boas-vindas e abertura do tema da sessão. Durante sua fala o parlamentar destacou que, independentemente de crédulo religioso ou de condição social, a família, por ser a célula mater da sociedade, deve ser defendida por todos homens e mulheres.

O deputado salientou que quando um indivíduo tem um pai, uma mãe que o educa com amor, e com os princípios e valores que enobrecem um ser humano, aquela pessoa estará mais preparada para as adversidades da vida. “Mas quando isso não acontece, aquele indivíduo passará a ser uma pessoa desequilibrada e despreparada emocionalmente para os embates que ela terá na sua existência”, observou.

Jeferson reforçou seu posicionamento contra a ideologia de gênero, pela luta contra a violência contra a mulher, idosos, crianças, adolescentes e jovens, e contra o feminicídio, e destacou os nomes daqueles que compartilham da mesma ideologia e se estavam presentes na solenidade.

Ele informou que, desde que tomou posse na Alego, tem buscado pautar a defesa da família. “Aqueles que acreditam nos bons costumes e na valorização do que é certo, mesmo sem se conhecerem, começaram em todo o país a expressarem com ousadia e intrepidez aquilo que existia dentro deles e que não deixou de existir. A essência que une centenas de milhões de brasileiros e faz com que hoje, pelo desejo popular, o Brasil tenha um novo rumo e um ministério que valoriza a família brasileira e os seus indivíduos e que traz a nós a certeza de dias melhores para o nosso povo”, destacou.

Jeferson Rodrigues fez referência à ministra Damares e destacou sobre suas lutas, ameaças e perseguições que, segundo ele, ela vem sofrendo por causa da sua defesa em favor da família brasileira. “Saiba que a senhora não está sozinha. A família brasileira está do seu lado, e que aqui em especial no nosso Estado de Goiás existem homens e mulheres intrépidos e determinados que não aceitarão que o mal venha prevalecer sobre nossas famílias, conte conosco nesta empreitada”, reforçou o deputado.

Ao finalizar seu discurso o parlamentar parabenizou os promotores do Ministério Público que trabalham na força-tarefa que apura mais de 300 denúncias feitas por mulheres que foram vítimas do médium João de Deus. “Hoje homenageamos esses promotores pois o papel que eles desempenharam durante todo o processo foi e ainda é de extrema importância. Quero deixar aqui a minha gratidão aos trabalhos que vocês, senhoras e senhores promotores, desempenharam neste caso”, finalizou.

Entrega das medalhas

Foram entregues durante a solenidade doze medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, à ministra Damares Alves; ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Aylton Flávio Vechi; e aos promotores de Justiça Ariane Patrícia Gonçalves, Augusto César Borges, Cristiane Marques, Gabriella de Queiroz Clementino, Patrícia Otoni Periera, Paula Moraes de Matos, Paulo Eduardo Penna Prado, Steve Gonçalves Vasconcelos e Thiago Galdino Placheski.

Os promotores receberam as medalhas em sinal de homenagem pelo trabalho desempenhado na força-tarefa para a prisão do médium Joao de Deus, além da apuração de mais de 300 denúncias feitas por mulheres.

O procurador-geral Aylton Flávio Vechi, um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, agradeceu aos membros da força-tarefa que colaboraram com o trabalho realizado no caso João de Deus, que também foram agraciados. Segundo Vechi, foi um trabalho sobre um dos crimes mais graves já vistos no mundo, seja pela sua complexidade, quantidade de crimes ou mesmo pelo número de vítimas. “Em nome, portanto dessas vítimas, do trabalho realizado, e da Justiça, eu os cumprimento”, disse o promotor ao nomear todos os agraciados."

Ele destacou que receber a honraria traz maior responsabilidade e revigora os compromissos e laços que possuem com a sociedade. “É uma honra receber essa medalha da mão de um parlamentar que tem muitos dos seus interesses alinhados com os nossos do Ministério Público. Defendemos a família, a dignidade das pessoas, a infância, o idoso, a educação, a sociedade da violência e pregamos o respeito à cidadania, aos direitos e às responsabilidades. ”

Vechi disse também que espera que todos saiam da sessão revigorados em suas funções e com a certeza de que estão no caminho certo na busca de Justiça.

Damares, que também foi agraciada com a maior honraria da Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Legislativo Dr. Pedro Ludovico Teixeira, salientou a importância dos membros do Ministério Público goiano, integrantes da força-tarefa que levou João de Deus, uma liderança religiosa no município de Abadiânia, à prisão.

“O Brasil ganhou com a persistência de vocês. Não é só no Brasil. Falamos na ONU, no Mercosul. Vocês não fizeram para colocar um criminoso na cadeia, mas para salvar vidas. Vocês acreditaram nas mulheres envolvidas no caso”, salientou a ministra.

Discurso da Ministra Damares Alves

A Chefe de Estado exibiu durante a solenidade o vídeo que será veiculado como alerta às famílias e amigos de jovens, em divulgação nacional, da campanha Acolha a Vida, gravado pela atriz Luiza Brunet. O vídeo enfatiza a importância do apoio para aquelas pessoas que estão passando por dificuldades emocionais, deixando a mensagem “Não critique! Acolha a pessoa com carinho. ”

Para encerrar a sessão especial, Damares, discursou sobre os desafios e dificuldades do suicídio e da automutilação, dizendo que muitas famílias já passaram pela situação e outras têm amigos que já perderam alguém. Ela alertou para uma realidade em que há "meninos e meninas se machucando e se suicidando".

Para conhecer a realidade das crianças e adolescentes, Damares contou que passou a participar de grupos de Whatsapp, como o "Anjos do Suicídio". "Conheci o inferno do inferno. Por noites eu não dormia. Fui entender o porquê, e participei de reuniões para compreender. ”

A ministra salientou a necessidade de união de todas as esferas da sociedade para reverter a situação. “Pessoas incríveis estão se machucando  suicídio e o efeito dominó provocado por isso é motivo de muita preocupação. ”

De acordo com Damares, o assunto suicídio foi tratado durante muito tempo como tabu. “Agora, que temos um homem corajoso na Presidência da República, (o tema) passou a ser abordado de forma diferente e vamos trabalhar para modificar isso. Estamos diante de uma tragédia e teremos coragem de falar. Só um governo comprometido com a família tem coragem de falar sobre isso. ”,

A ministra propôs ainda o debate na comissão da Alego a fim de que a realidade possa ser melhor compreendida, já que atualmente são cerca de 20% dos jovens brasileiros que se cortam. “Que esse Estado junto conosco fale: nós acolhemos a vida! ”, enfatizou.

A sessão especial teve a presença ainda dos deputados estaduais Amauri Ribeiro, Paulo Trabalho, Chico KGL, Zé Carapô, Coronel Adailton, Cairo Salim e Álvaro Guimarães.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.