Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Julio Pina promove debate sobre a erradicação da salmonella em Goiás

24 de Junho de 2019 às 14:19

O deputado estadual Julio Pina (PRTB), segundo secretário da Mesa da Assembleia Legislativa, promove audiência pública para discutir a erradicação da salmonella em Goiás.

A salmonella é uma bactéria capaz de causar doenças em humanos que provoca infecções e até mesmo a morte, onde possui muita relevância para a saúde pública. Sua transmissão é por ingerir alimentos contaminados, encontradas normalmente em animais como as aves, porcos e outros.

Essa audiência pública objetiva promover a prevenção, controle, monitoramento e erradicação das principais salmonelas, consubstanciando de extrema importância para a saúde pública e econômica do estado e sua realização tomou como base o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), instituído pela Portaria nº 193, de 19 de setembro de 1994, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nos termos da Instrução Normativa nº 78, de 03 de novembro de 2003, e Instrução Normativa nº 20, de 21 de outubro de 2016.

“O Brasil é o segundo maior produtor mundial e o maior exportador global de carne de frango. Em Goiás somente o abate de aves em 2017 foi de 378.602.112 cabeças, que representa a participação de 6,5% do mercado nacional. Ou seja, é um mercado muito importante para a economia goiana, ficar de braços cruzados nunca foi e jamais será aceitável quando o assunto é discutir e apresentar propostas plausíveis no sentido de eliminar a presença desta doença nas criações avícolas e suínas de Goiás. E é por isso que decidi realizar esta audiência pública. Tivemos a preocupação de convidar autoridades envolvidas na política do estado no que diz respeito a incentivos e fiscalização destas atividades econômicas como o ex-deputado estadual e presidente da Agrodefesa, senhor José Essado, e pessoas ligadas à Vigilância Sanitária Estadual, além de todos os colegas deputados estaduais”, pontua o deputado estadual Julio Pina.

A audiência pública para discutir a erradicação da salmonella em Goiás será realizada no dia 27 de junho de 2019, às 14 horas, no auditório Costa Lima.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.