Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Governo de Goiás inclui Jataí no Programa de Parques Tecnológicos

25 de Junho de 2019 às 10:18

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDI), anunciou, segunda-feira, 24, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Programa de Parques Tecnológicos do Estado para estimular o desenvolvimento econômico e social.

Estavam presentes no lançamento do programa, o governador Ronaldo Caiado, o senador Vanderlan Cardoso, o secretário Adriano Rocha (SEDI), deputados, diversas autoridades e convidados, onde foram anunciados os seis primeiros parques tecnológicos em Goiás que serão implantados em diferentes regiões goianas, bem como as políticas públicas que estruturarão e apoiarão o surgimento desse tipo de empreendimento no estado.

Zé Carapô (DC), sempre atento às questões de desenvolvimento do estado, solicitou ao secretário Adriano (SEDI) a inclusão, no programa, do sexto parque tecnológico na cidade de Jataí; e prontamente foi atendido. Com essa iniciativa, o município, que não estava na relação de cidades que fazem parte do projeto, foi incluído. O deputado esteve no evento e confirmou essa integração que irá gerar mais empregos e renda para Jataí e destacou a importância da parceria entre o Senado Federal e o governo do estado de Goiás. “É extremamente importante ter um senador goiano, presidente da Comissão de Ciência ,Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal. Sem sombra de dúvida, agrega muito ao nosso Estado”, declarou Zé Carapô, referindo-se ao senador Vanderlan.

Durante a solenidade, o governo apresentou o modelo de atuação dos parques tecnológicos de Goiás, ressaltando a interação entre instituições de ensino, empresas e o poder público para fomentar o ecossistema de inovação goiano; tal como, expôs as frentes parlamentares federal, estadual e municipal, que apoiarão o projeto e atuarão para viabilizar recursos financeiros para efetivá-lo por meio de emendas de bancada.

O senador Vanderlan Cardoso informou que essas frentes parlamentares atuam para dar suporte e apoio político a fim de que os projetos de interesse do governo obtenham recursos para serem executados. “A cidade de Jataí através de sua representatividade, meio acadêmico, políticos, tem feito de tudo para que seja referência, como já tem sido, no agronegócio”, destacou o senador, referindo-se a Jataí como um importante município dentro do programa.

O governador Ronaldo Caiado informou que essa política de desenvolvimento faz parte do atual governo e afirmou: “Pode ter certeza absoluta, que por parte do governo do estado, nós temos o maior interesse em cada vez mais capacitar, apoiar e fortalecer o desenvolvimento de Goiás”.

Considerando a temática do agronegócio, Adriano Rocha enfatizou que Jataí tem uma forte vocação para fazer parte do programa. Acrescentou, ainda, que o parque de Rio Verde não seria suficiente para abrigar toda demanda que existe de Desenvolvimento Tecnológico e de Empreendedorismo na região. “Esse parque em Jataí vem abrigado pela Universidade Federal (UFG), para isso, a UFG precisa fazer um desmembramento do Campus dela, para que tenha o Campus de Jataí também estruturado e assim receber esse parque tecnológico”, explicou Adriano. “O parque tecnológico é a forma que nós temos de criar uma ponte entre o conhecimento que é produzido na universidade e o setor produtivo e assim aumentar a arrecadação do Estado e gerar novos empregos”, defendeu o secretário.

Os primeiros seis parques tecnológicos serão implantados em Jataí, Rio Verde, Cidade Ocidental, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia, respeitando as vocações de cada município. “Já existe uma frente parlamentar com mais de 200 assinaturas já consolidadas no Congresso Nacional que irá dar um apoio e trazer emendas de bancada para financiar a infraestrutura desses parques. Existe também uma réplica dessa frente na Assembleia Legislativa de Goiânia e em outros municípios que têm interesse em desenvolver-se economicamente para alavancar os parques tecnológicos”, concluiu o secretário.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.