Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposta garante acolhimento psicológico durante tratamento de pacientes com câncer

26 de Junho de 2019 às 16:47

O deputado Bruno Peixoto apresentou o projeto de lei n° 1539/19, que visa garantir aos pacientes diagnosticados com câncer, o acolhimento psicológico em todas as unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Receber o diagnóstico de uma doença séria como o câncer é um grande impacto na vida de qualquer pessoa, além de ser atingir emocionalmente as pessoas próximas do paciente. São diversas as formas de reagir à notícia.

Enquanto há os que vivem dias de negação da doença e momentos intensos de revolta ou depressão. Há aqueles que conseguem aceitar e processar a notícia desde o início.

Existem profissionais especializados em psico-oncologia, que atuam auxiliando o paciente no enfrentamento do problema e ajudam a gerenciar emoções negativas acerca da situação. O psicólogo trabalha em parceria com o paciente para dar novos significados à experiência e melhorar sua qualidade de vida. Estes profissionais estão preparados para dar suporte aos pacientes e seus familiares.

Bruno acredita que acolhimento é importante nessa fase da vida. “Sentir-se amparado é o primeiro passo para a superação. O apoio psicológico aos pacientes e familiares é fundamental para superação da doença”, enfatizou o líder do governo.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.