Fiação obsoleta

Crédito: Marcos Kennedy
Fiação obsoleta
Dep. Vinícius Cirqueira
A remoção de cabos e fiação elétrica em área sem uso, instalados por empresas públicas e privadas e prestadoras que serviços que operam rede aérea, é objeto de proposta do deputado Vinícius Cirqueira (PROS) na Assembleia Legislativa.

Com intuito de evitar acidentes, choques elétricos, bem como minimizar a poluição visual, tramita na Assembleia Legislativa projeto que obriga empresas responsáveis pela instalação de cabos e fiação elétrica aérea a removê-los, quando não estiverem em uso. O projeto de nº 3935/19 é de autoria do deputado Vinícius Cirqueira (PROS), e foi protocolado no dia 28 de junho último e sua tramitação iniciará na retomada dos trabalhos parlamentares, previsto para 1º de agosto.

De acordo com o texto, as empresas públicas e privadas, concessionárias e prestadoras de serviços públicos de energia elétrica, de telecomunicações ou assemelhados, deverão providenciar o reordenamento de toda a fiação sob sua responsabilidade, em todo o território de Goiás.

Segundo a justificativa do projeto, a fiação solta se transforma em um emaranhado de fios não utilizados e acaba sobrecarregando os postes, causando uma desagradável poluição visual, e não somente isso, propiciando risco à vida das pessoas.

‘‘A medida deve diminuir o risco de choques para crianças que brincam nas ruas, bem como portadores de deficiência física e idosos, que encontram maior dificuldade de mobilidade no momento em que se deparam com os fios soltos’’, afirma o deputado.