Ir para o conteúdo principal
ALEGO

A- A+

Amilton Filho e Ronaldo Caiado acompanham ministro da Agricultura em Cristalina

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) visitou na sexta-feira, 5, o município de Cristalina, onde conheceu três fazendas da região que integram o Polo de Agricultura Irrigada do Planalto Central. O parlamentar, juntamente com o governador Ronaldo Caiado e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, observou o mecanismo de funcionamento do polo, que foi inaugurado na quarta-feira, 3.

“Os polos de agricultura irrigada são importantes vetores de desenvolvimento para o Estado de Goiás. As parcerias com os produtores rurais e o poder público levam renda para as mais diversas regiões do país. Todos sabemos que a Agricultura é uma das molas propulsoras do Brasil. Todas as ações para fortalecer o setor são bem-vindas”, destaca Amilton Filho.

A iniciativa ‘Polos de Agricultura Irrigada’ é uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), desenvolvida por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU). O objetivo é alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de irrigantes e as diversas esferas de governo. A premissa de ação é o planejamento setorial e territorial de regiões irrigadas no País, aliando as demandas dos produtores rurais com as parcerias e políticas públicas de governo.

O reconhecimento dos Polos por parte do Governo Federal legitima e oficializa a necessidade dos produtores em desenvolver a área irrigada na região de abrangência da iniciativa. Os critérios para a escolha das localidades atendidas pelo projeto do MDR e a metodologia empregada para o planejamento das ações estão contidas na Portaria nº 1.082, de abril deste ano.

Os polos integram a Política Nacional de Irrigação e estão sendo instalados em regiões do Brasil que se destacam pela grande concentração de setores produtivos e áreas de irrigação privada, com ações de políticas públicas estruturantes. Atualmente, cerca de 97% da agricultura irrigada do País é feita em áreas privadas.

Além do polo em Cristalina, dois outros centros já estão em operação: o Polo de Agricultura Irrigada da Bacia do Rio Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Araguaia, também em Goiás. O primeiro alcança cerca de 120 mil hectares nos municípios de Cacequi, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel e Santana do Livramento. Já o segundo integra mais de 100 mil hectares das cidades de Britânia, Jussara, Santa Fé e Montes Claros de Goiás.

Até o fim do ano, há a previsão de que os Polos do Oeste da Bahia, de Minas Gerais e de Sorriso (Mato Grosso) também estejam funcionando.

Política Nacional de Irrigação

Instituída pela Lei nº 12.787/2013, a Política Nacional de Irrigação tem como objetivo organizar o marco legal para a gestão de projetos de irrigação, sendo sua principal diretriz a indução à eficiência no uso de recursos hídricos para o setor. Além disso, reforça estratégias para o desenvolvimento da agricultura irrigada, visando ao aumento da produtividade – de forma sustentável – e a redução de riscos climáticos para a agropecuária e a importância das parcerias entre os setores público e privado para ampliar a área irrigada no País.

Assembleia em Tempo Real

16/07/2019

13:05 - Encerramento das atividades

12:46 - Júlio Pina quer que 25% das vagas nos colégios militares sejam para filhos e dependentes de PMs e bombeiros

11:27 - Projeto visa dar transparência aos processos de licitação

10:43 - Alteração do Pró-Atleta visa beneficiar desportistas femininas

09:18 - Projeto de lei quer estabelecer em 20 minutos o tempo máximo de espera em agências bancárias

08:29 - Zé Carapô quer maior autonomia a produtor familiar

07:30 - Proposta de Amilton Filho incentiva a atividade circense no Estado

06:53 - Início das atividades

15/07/2019

13:01 - Encerramento das atividades

11:38 - Lêda Borges propõe política de combate ao bullying em escolas públicas

11:28 - Projeto de Henrique César propõe maior controle de armas

10:21 - Adriana Accorsi quer que mulheres internadas sem acompanhante sejam assistidas por profissional do sexo feminino

09:15 - Projeto auxilia portadores de doenças que utilizam aparelhos que consomem energia elétrica

08:00 - Lucas Calil propõe equiparar direitos em prol de pessoas com doença renal crônica

07:30 - Projeto institui alterações na lei que regulamenta concursos públicos

07:08 - Início das atividades

12/07/2019

13:09 - Encerramento das atividades

12:35 - Wilde Cambão quer método de segurança mais efetivo em maternidades de Goiás

11:32 - Virmondes Cruvinel quer ampliar recursos em educação, pesquisa e inovação

10:14 - Adriana Accorsi propõe limitar circulação de crianças em ambientes comerciais

09:11 - Lissauer quer que concessão de medalhas a militares passe a ser reconhecida por lei

08:15 - Projeto quer obrigar bancos e shoppings centers a terem intérpretes de Libras

07:31 - Karlos Cabral pretende incentivar consumo de alimentos orgânicos

07:00 - Início das atividades

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...