Ícone alego digital Ícone alego digital

Diretoria de Saúde

12 de Julho de 2019 às 07:08
Crédito: Sérgio Rocha
Diretoria de Saúde
Campanha de doação de sangue
Campanhas de prevenção à doenças, de doação de sangue, de profilaxia à dengue e milhares de atendimentos em várias áreas da saúde. Este é o balanço da Diretoria de Saúde da Alego durante o 1º semestre de 2019.

A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (Dsmat) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) divulga balanço das atividades realizadas pela unidade no primeiro semestre. As ações englobam os trabalhos realizados pelas seções: Médica, Odontológica, Serviço Social e Serviços Especiais de Engenharia, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (Sesmt). 

No período de janeiro a junho de 2019 foram realizadas, além das campanhas vinculadas ao calendário do Ministério da Saúde e das diversas sociedades multiprofissionais, atendimentos aos servidores e deputados da Casa nas áreas de: Odontologia (7.618), Psicologia (1.508), Fonoaudiologia (145), Nutrição (398), Enfermagem (282), e Medicina, em um total de 6.690 atendimentos, nas especialidades de clínica médica, dermatologia, medicina do trabalho, pediatria e urologia. A informação é da diretora de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, a médica Raquel Lúcio Franco.

“A Dsmat promoveu diversas campanhas voltadas à prevenção e melhoria das condições de saúde de servidores e parlamentares desta Casa de Leis. Dentre elas, o destaque é para as duas campanhas de Doação de Sangue em parceira com o Hemocentro. As ações ocorreram nos meses de fevereiro e junho, respectivamente. Foram colhidas um total de 116 doações, com coleta de 81 bolsas de sangue. O material contribuiu para abastecer os estoques da unidade de saúde”, explicou a diretora.

Com foco no combate e prevenção da dengue, a diretoria promove ações contínuas em parceria como Hospital de Medicina e Alternativa. A unidade de saúde forneceu 1.706 doses homeopáticas em duas campanhas que aconteceram nos meses de março e junho. “A medicação é indicada para reduzir os sintomas da doença”, explicou Raquel. Além de ministrar as doses, também aconteceu a divulgação de materiais informativos, e vistoria no Palácio Alfredo Nasser, por equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. “Tivemos 29 servidores da Alego acometidos pela doença nos meses de maio e junho. Por isso, promovemos uma ação mais sistemática e preventiva”, salientou Raquel.

Mais ações

Na Semana da Mulher, no mês de março, foram realizadas palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama, câncer de colo de útero e fertilidade. A ação contou com o apoio da Seção de Atividades Culturais da Alego que articulou os contatos com palestrantes. A diretoria promoveu também a campanha de "Combate à Violência contra a Mulher", nos meses de março e abril, com ênfase nos relacionamentos abusivos. Desta feita, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Goiânia foi a parceira da Alego.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março, fruto de parceria do SESMT com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, foi realizada palestra sobre uso racional da água. Os esclarecimentos foram prestados por um gestor da Saneago. Já em abril aconteceu a campanha de cuidados com a voz e câncer de laringe. O evento contou com palestras e ações práticas.

A ação aconteceu graças a parceria com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e Conselho Regional de Fonoaudiologia de Goiás. Ainda em abril, foi implementada a campanha de combate e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Hospital do Coração de Goiás. Nesta campanha os servidores e público que frequentam a Casa de Leis tiveram oportunidade de participar de palestra e ações na área.

No Dia Mundial da Saúde, que é lembrado no mês de abril, a Casa sediou palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, medicina preventiva e cuidados para uma vida saudável, além do uso racional do celular e relacionamentos interpessoais, e ainda ações em fisioterapia e ergonomia voltadas aos servidores da Alego, em parceria com a empresa FisioEda.

Continuidade

A Diretoria de Saúde realiza uma campanha contínua de cuidados com a higienização das mãos, através do uso de álcool em gel 70% e controle na transmissão de doenças respiratórias, por meio da conscientização do uso deste em todos os ambientes da Casa. Durante o mês de maio, foram disponibilizadas vacinas contra gripe (tri e quadrivalente) com custo diferenciados aos servidores da Alego e dependentes. A ação contou com apoio da Clínica Goiânia de Vacinas. Os cuidados com a saúde bucal, também integraram a pauta de temas tratados na Casa, com palestra e ações interativas na área, em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia- Seção Goiás e a Faculdade de Odontologia da Universidade Paulista (UNIP).

Junto às comissões

A Diretoria de Saúde e seus servidores também marcam presença nos eventos e audiências públicas que envolvem as comissões de Saúde e Promoção Social, de Segurança Pública, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Educação, Cultura e Esportes, principalmente quando os debates são sobre políticas públicas de enfrentamento e combate as drogas, e combate à violência nas escolas; a implantação do centro de atendimento ao autista; a regulação de vagas na rede de saúde do Estado; e políticas ampliadas de segurança nos hospitais de Goiás.

Além dos eventos e atendimentos multiprofissionais, a Diretoria de Saúde, através do Sesmt, realizou acompanhamento dos servidores com as equipes de ginástica laboral, composta por educadores físicos e fisioterapeutas, que conta com uma programação específica para a promoção da ergonomia nos diversos ambientes de trabalho da Casa. Em parceria com a Diretoria Administrativa, nos meses de abril a junho, a equipe multiprofissional do Sesmt promoveu a readequação física da oficina da Seção de Manutenção e Limpeza e do grupo gerador. O foco é a saúde dos trabalhadores e as condições ambientais de risco.

O Sesmt também realizou aquisição e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e, Coletiva (EPC) principalmente, capacetes, botas, luvas, máscaras e óculos de proteção. “Os equipamentos são indispensáveis à segurança dos servidores, envolvidos nos serviços de risco”, orienta Raquel. Neste primeiro semestre, mereceu atenção especial, a manutenção preventiva e corretiva dos desfibriladores, extintores de incêndio, aquisição de novos extintores, a correta sinalização e distribuição de placas de orientação e segurança, o gerenciamento dos resíduos biológicos, comuns, recicláveis e não recicláveis, e ainda, o acompanhamento durante a execução de atividades potencialmente causadoras de risco aos servidores.

“Os servidores aposentados e pensionistas também mereceram atenção especial, que se deu por meio das visitas domiciliares realizadas pelo Serviço Social em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas. O objetivo é reforçar o vínculo da Casa com os mesmos e demostrar a importância que cada um tem neste ambiente, deixando as portas da Diretoria de Saúde abertas para os atendimentos necessários”, pontuou a diretora.

A Diretoria de Saúde também marcou presença ao participar do Alego Ativa nos municípios de Acreúna e São Simão. A ação ocorreu por meio da supervisão dos atendimentos em saúde em oftalmologia, dermatologia e odontologia oferecidos pelos parceiros, “Foi uma forma de reforçar a importância do trabalho destes e conhecer as reais demandas em saúde da população”, salientou Raquel. O evento é coordenado pela Diretoria de Assuntos Institucionais.

Com o intuito de estimular a prática regular e supervisionada de atividades físicas, voltada à qualidade de vida e à saúde dos servidores da Casa, o Projeto Viver bem tem feito a diferença. Ele é desenvolvido por meio de parceria entre as diretorias de Saúde e de Planejamento Estratégico.

Investimento em capacitação

Por meio do Sesmt e da Escola do Legislativo foram realizados, no mês de junho, treinamentos organizacionais voltados à qualidade no atendimento, com qualificação de cerca de 100 servidores da Dsmat. Já em parceira com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, 35 servidores do Sesmt, DSMAT, Manutenção e Limpeza, Controle Interno, Patrimônio, Secretaria de Obras (SCOE) e da Polícia Legislativa, tiveram oportunidade de receber treinamentos de combate a incêndio e primeiros socorros.  “Para o próximo semestre estão previstas ações voltadas ao diagnóstico e planejamento de assistência em saúde dos trabalhadores da Casa. A primeira é de combate ao tabagismo, que acontecerá no mês de agosto”, contou Raquel. Em seguida, acontecerá a atividade voltada à saúde mental no ambiente de trabalho e conscientização sobre o suicídio, programada para setembro. Na sequência, será realizada a campanha de prevenção ao câncer de mama, em outubro. Já em novembro, os cuidados serão direcionados à próstata. Ao final das atividades do ano, o tema de dezembro ser a Aids.

Além disso, também serão promovidas novas etapas de doação de sangue e doses homeopáticas contra a dengue, assim como campanhas de combate ao diabetes e a hipertensão. Serão realizadas capacitações de modo continuado em combate a incêndio e primeiros socorros, por meio da parceira com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, bem como outras que envolvem os trabalhos de risco em biossegurança, eletricidade, trabalho em altura, construção civil, direção defensiva, dentre outros, em parcerias com a FIEG/ SENAI e Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Todas as ações foram e serão desenvolvidas para reforçar a preocupação com a saúde e qualidade de vida dos servidores ativos/ inativos, deputados e dependentes, não apenas no ambiente de trabalho, e a necessidade de acompanhamento regular multiprofissional, pois todos são importantes e desempenham funções singulares que devem ser valorizadas e respeitadas, através dos cuidados de uma equipe multiprofissional qualificada, no sentido amplo e integral da palavra “saúde” que é o bem estar físico, emocional e social do indivíduo”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.