Semestre de superação

Crédito: Marcos Kennedy
Semestre de superação
Dep. Amilton Filho
"Foi um semestre de superação, de enfrentar muitos desafios, tanto no Poder Legislativo, quanto no Executivo". Essa é a avaliação do deputado Amilton filho sobre as ações do governo estadual e relacionamento com o Legislativo.

Após o início do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), muitos deputados fizeram um balanço dos trabalhos que ocorreram durante o semestre, dentre eles, o deputado Amilton Filho (Solidariedade). Amigo dos municípios e presidente da Frente Parlamentar, nessa Casa de Leis, o deputado entende que o governo, ao longo desse período, demonstrou ser capaz de muita superação.

No entendimento do deputado, “o governo Caiado enfrentou muitas dificuldades em função da crise financeira que o Estado atravessa, muitos desafios em Goiás estão sendo superados, mas certamente o governo tem buscado amealhar recursos, quitar a folha de dezembro, já quitou boa parte dela”. Amilton continua dizendo que “o governador está buscando recursos junto ao governo federal pra que a gente possa fazer frente às demandas do sistema. Eu acho que a resposta tem sido positiva naquilo que ele pode fazer, analisando a situação econômica, a gravidade da situação fiscal de Goiás, o balanço do governo é positivo”.

De acordo com Amilton Filho é possível perceber que o governo já tem uma base consolidada, com quase 30 deputados. Essa base vem trabalhando muito para encontrar soluções e caminhos para Goiás, discutindo e aprimorando projetos, mas “não é uma base que só homologa o que o governo quer e tão pouco foi pedido isso, pois, o governador Caiado é um cara que é do Parlamento, é uma pessoa que viveu isso a vida toda e entende esse processo democrático, de diálogo, de busca, de convergência, de opiniões e de busca de caminhos para Goiás”, recorda o deputado.

Lissauer trouxe autonomia para a Alego

Na avaliação do deputado, o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, (PSB), realiza um grande trabalho e vem cumprindo o papel que se esperava dele, já que foi eleito sob o discurso de autonomia e independência, “condições absolutamente necessárias para que o deputado desenvolva bem o seu trabalho”, ressalta ele. O deputado revela que “estou muito feliz de ter votado no deputado Lissauer que está à frente dessa Mesa Diretora e trouxe para a Assembleia Legislativa condições para o trabalho de cada deputado, seja ele da situação, posição ou independente".

Discutir a Previdência

Com relação ao seu posicionamento sobre a reforma da Previdência, o deputado argumenta que “é um assunto extremamente importante. Eu acho que o Congresso Nacional podia rever essa questão, pois acho que o sistema previdenciário nacional funciona em conjunto. Certamente normas díspares entre estados, União e municípios seria uma insegurança jurídica e causaria um conflito muito grande, deixando vulnerável nosso sistema previdenciário. Acho que isso deveria ser revisto ainda pelo Congresso, mas caso chegue aqui, nós não podemos nos furtar do assunto, precisamos debater, temos que achar qual é o melhor caminho e, tentar entender obviamente a situação de Goiás”.

O deputado reforça ainda sobre esse assunto que “a situação é complexa. Ela é difícil e, se não for resolvida no Congresso Nacional, temos que discutir aqui na Assembleia com muita responsabilidade, com muita parcimônia e visando sempre acabar com a desigualdade e buscando equilíbrio nessa relação que, sem dúvida, vai exigir muito de todos nós”, finaliza.