Ícone alego digital Ícone alego digital

Humberto Teófilo propõe incentivo a quem trabalhar nas eleições

19 de Julho de 2019 às 11:37

Proposta apresentada pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) proporciona ao cidadão que trabalha nas eleições a isenção na taxa de inscrições de concursos públicos. O projeto de nº 2152/19 foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está pronto para ser apreciado em primeira fase, pelo Plenário, tão logo os parlamentares retornem do recesso parlamentar. 

O parlamentar argumenta que a proposta deverá induzir um número expressivo de participantes, estimulando a participação ativa os eleitores a atender, com mais presteza, às convocações cívicas para a prestação de serviços à Justiça Eleitoral. "A medida contribuirá, assim, para o fortalecimento do nosso sistema democrático”, diz.

“Esse projeto visa recompensar o esforço realizado pelos cidadãos que prestam serviços à Justiça Eleitoral e, diretamente, contribuem para o fortalecimento do sistema democrático na escolha dos representantes do povo“, justifica o parlamentar.

Conforme explica o deputado, cabe ao mesário identificar os eleitores por meio da verificação de documentos, coleta de assinaturas e biometria, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado, bem como colher as justificativas relatadas pelos eleitores.

“Nesse deslinde, o mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia, facilitando e assegurando ao eleitor o exercício do direito de votar e ser votado”, salienta Teófilo.

O deputado reitera, ao justificar o projeto: “Em que pese a indiscutível relevância das atividades desempenhadas pelos mesários, quem é convocado, via de regra, não gosta muito da ideia de trabalhar nas eleições, vez que não percebe qualquer remuneração pelo serviço prestado, mas tão somente um auxílio-alimentação e o direito a dois dias de folga em seu trabalho para cada dia trabalhado na convocação”, pontua.

O legislador afirma ainda a necessidade de atrair o interesse do cidadão para a prestação de serviços. “Falta pelo trabalho nas eleições, a presente proposição tem por objetivo conceder benefício de isenção das taxas de inscrição em concursos públicos no âmbito do Estado de Goiás ao eleitor convocado e nomeado que cumpriu o seu dever cívico”, propõe.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.