Organização dos Municípios

Crédito: Marcos Kennedy
Organização dos Municípios
Dep. Diego Sorgatto
Relatório divulgado pela comissão aponta as atividades realizadas de fevereiro a junho deste ano. Presidida por Diego Sorgatto, a comissão tratou de questões como a tarifa do transporte coletivo e criação de novos municípios.

A Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa atuou nos primeiros seis meses de 2019 na defesa de temas de interesse das cidades goianas, especialmente em relação a preço de tarifa de transporte coletivo e de conflitos geográficos entre os 246 municípios goianos. As ações desenvolvidas entre fevereiro e junho fazem parte do balanço apresentado pela comissão no primeiro semestre deste ano.

Uma das atividades foi realizada na Câmara Municipal da cidade de Luziânia, no dia 29 de março. Na ocasião foi realizada audiência pública para discutir a possibilidade de reajuste da tarifa de transporte semiurbano e intermunicipal dos municípios do Entorno de Brasília. A audiência foi presidida pelo presidente da Comissão de Organização dos Municípios deputado estadual Diego Sorgatto (PSDB) e contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de secretários municipais de transporte e mobilidade de Brasília e das cidades goianas do Entorno, vereadores e de lideranças locais.

A comissão realizou também reuniões com o Instituto Mauro Borges, ligado à Secretaria da Economia, com a intenção de planejar atividades conjuntas para dirimir conflitos de limites geográficos entre vários municípios goianos. A iniciativa visa tomar por base os territórios urbanos e rurais das cidades da Região Metropolitana de Goiânia, que apresentam esses problemas limítrofes, para, em seguida, aplicar soluções adotas nessa região aos demais municípios do Estado. Entre os vários conflitos de limites existentes estão os entre Petrolina e Pirenópolis, Gameleira e Anápolis e Silvânia e Anápolis.

Desmembramento e criação de novos municípios

Durante os seis primeiros meses à frente da Comissão de Organização dos Municípios o presidente Diego Sorgatto procurou intensificar o debate pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 137/2015, que tramita na Câmara Federal, estabelecendo novas regras para a criação de municípios no Brasil. A proposta prevê a exigência de plebiscito e estudos de viabilidade municipal para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Entre os critérios exigidos está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de, pelo menos, 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Sorgatto diz que existem vários povoados e distritos em Goiás que se enquadram nessas condições. Ele citou como exemplo o Distrito de Ingá, na região do Entorno de Brasília. “Ingá possui mais de 90 mil habitantes e até hoje está ligado à Luziânia. Já deveria ser autônomo há muito tempo, mas como o Estado não pode legislar sobre esse assunto precisamos pressionar o Congresso Nacional a aprovar logo esse projeto e criar as condições para nós, juntos com o povo, promover o desmembramento e criar o município de Ingá e de outros tantos em Goiás em situação parecida”, defendeu.

Atuação da comissão

As atribuições da Comissão de Organização dos Municípios estão previstas no Art. 45 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa que prevê seus campos temáticos, áreas de atuação e competências. A comissão tem como atribuição atuar pela criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, investigação e estudo dos problemas dos municípios, sugerindo as devidas soluções, assistência aos municípios no encaminhamento de suas reivindicações, no desenvolvimento urbano, políticas públicas para regiões metropolitanas, aglomerações urbanas, microrregiões e redes de municípios, bem como solicitação de informações documentos para instrução de proposições que lhes sejam relativas.

Além do presidente Diego Sorgatto integram a comissão o deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade), vice-presidente, e os membros titulares e também deputados estaduais Antônio Gomide (PT), Bruno Peixoto (MDB), Henrique Cesar (PSC), Isso Moreira (DEM), Jeferson Rodrigues (PRB), Paulo Cezar Martins (MDB), Rafael Gouveia (DC), Talles Barreto (PSDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania). A comissão funciona no Anexo III, sala 210 do Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis nº 231, setor Oeste, Goiânia – Goiás. Telefone para informações 3221 3138.