Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Humberto Aidar propõe que companhias forneçam carro reserva para o usuário

16 de Julho de 2019 às 08:34
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei nº 1476/19 que obriga as montadoras de veículos, por intermédio de suas concessionárias ou importadoras, a fornecer veículo reserva similar ao consumidor, no caso de defeito em seu veículo. A proposta é de autoria do deputado Humberto Aidar (MDB) e aguarda apreciação do Plenário da Casa.

O projeto detalha que caso o consumidor compre um carro novo o mesmo apresente problemas e a companhia necessite de mais de 8 (oito) dias úteis para realizar o reparo elas terão que providenciar outro veículo ao consumidor sem que haja nenhum gasto.

“Geralmente, quando o problema surge, o proprietário imediatamente leva o veículo na concessionária para fazer o reparo. Leva uma, duas, três, várias vezes, realizando troca de peças, regulagens, vistorias, mas, mesmo assim, o problema persiste”, diz Humberto Aidar.

Segundo o deputado, com a aprovação da lei, as concessionárias darão maior atenção aos usuários que geralmente esperaram por muito tempo para terem seus problemas resolvidos. “Estas idas e vindas às concessionárias, na maioria dos casos os veículos ficam dias e dias em análise, e ainda que ocorram alguns problemas relativos à falta de estoque, importação e fabricação de peças, o consumidor não deve arcar com o ônus de ficar sem o carro que está na garantia de fábrica”, declara o parlamentar.

O projeto esclarece ainda que “o veículo reserva similar é aquele que contenha as mesmas características do veículo adquirido, em especial as relativas à mesma potência, número de portas, tecnologia de direção, mecânica de levantamento dos vidros, tecnologia do câmbio e equipamentos de acessibilidade”, diz a propositura.

A projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação no dia 4 de junho e deve ser apreciada em Plenário no segundo semestre.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.