Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto visa dar transparência aos processos de licitação

16 de Julho de 2019 às 11:27

O projeto de lei n° 2156/19 é de autoria do deputado Major Araújo (PRP) e visa implementar a obrigatoriedade dos Poderes Executivo e Legislativo do estado de Goiás, a transmitir ao vivo por meio da internet, as sessões públicas de licitações no site dos respectivos poderes, bem como pelas redes sociais e canais oficiais de comunicação.

O membro da comissão de licitação ficará encarregado de informar sobre qual processo licitatório está tratando, declarando informações como: número do edital de licitação, modalidade de licitação, regime de execução, órgão solicitante e objeto da licitação.

A proposta tem como objetivo dar mais transparência aos procedimentos licitatórios mediante essas transmissões, assim como diversos municípios brasileiros tem implementado tais como: Canoas (RS), Garopaba (SC), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP). Timóteo (MG).

“O direito de acompanhar as sessões públicas de licitação raramente é exercido pelo cidadão, uma vez eu só pode ser exercido de forma presencial. Desse modo, o cidadão que pretende acompanhar as sessões de licitação para fiscalizar o poder público deverá ter disponibilidade de tempo exatamente naquele horário, se deslocar até o lugar que será realizado, revelar sua identidade, o que pode gerar alguma forma de constrangimento “-  apontou o deputado.

A matéria está já teve parecer favorável aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está apto para a primeira votação em Plenário. 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.