Comissão de Turismo

Crédito: Marcos Kennedy
Comissão de Turismo
Dep. Coronel Adailton
Presidida pelo deputado Coronel Adailton, a Comissão de Turismo desenvolveu no primeiro semestre atividades que vão desde audiências públicas, reuniões, apreciação de projetos de lei e visitas. É o que mostra o balanço das ações.

Os primeiros meses de 2019 foram de extensa programação na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na pauta das atividades, audiências públicas, reuniões com autoridades e segmentos que desenvolvem o turismo no estado, seminários, fóruns de debate, apreciação de projetos de lei, e realização de visitas e palestras.

As ações desenvolvidas tiveram como objetivo conhecer o trabalho e as demandas dos gestores municipais. O intuito é encontrar formas de apoiá-los, principalmente levando em consideração o momento econômico. “É necessário fornecer alternativas que possam valorizar e desenvolver o potencial turístico das cidades de forma a proporcionarem geração de renda”, explicou o presidente da comissão, deputado Coronel Adailton (PP).

Para dar andamento nas ações necessárias para fortalecer o setor em Goiás, o colegiado promoveu o 1º seminário na Casa de Leis, com o tema Turismo em Pauta no Legislativo. O evento contou com a participação de prefeitos, gestores, secretários municipais de Turismo, representantes e entidades do trade turístico goiano e do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

O tema foi a “Orientação Técnica para Desenvolvimento de Projetos e Captação de Recursos de Acordo com a Nova Política Pública do Ministério do Turismo”, proferida pelo economista Eduardo Claudio Madeira, coordenador-geral do Planejamento Territorial do Turismo do Ministério do Turismo. Após as exposições, o palestrante orientou passo a passo como proceder para apresentação de projetos com sucesso para os municípios.

Inteirado e dedicado a aprofundar conhecimento sobre o setor, e buscar alternativas para melhorar as condições em Goiás, o presidente da comissão tem participado de eventos como o seminário “Turismo Itinerante: a Comissão de Turismo mais próxima de você”, promovido pela Câmara dos Deputados por iniciativa dos deputados federais Magda Mofatto (PL-GO), Newton Cardoso Jr (MDB-MG) e Herculano Passos (MDB-SP).

O encontro teve lugar no Centro de Convenções em Goiânia e contou com a participação do parlamentar como integrante da mesa diretiva. Na ocasião, Coronel Adailton apresentou sugestões para a promoção do turismo goiano.

Dentro das atribuições de articular diversos segmentos que compõem o setor turístico, o presidente do colegiado realizou visitas e participou em reuniões coordenadas por Fecomércio Goiás, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), Fampress, Goiás Turismo, Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e Goiânia Convention & Visitors Bureau.

O deputado ainda cumpriu agenda em eventos em cidades que promoveram ações, festivais, apresentações do turismo religioso, tradições, da estrada de ferro e regiões de lagos do Paranaíba.

O presidente da Comissão de Turismo reconhece que há muito o que fazer e desenvolver no que tange ao turismo no estado de Goiás. ”Contudo e com todas as dificuldades, o saldo do primeiro semestre foi positivo”, salienta.

Na agenda de agosto constam ações como visita técnica às cidades de Goiás e Formosa e outros municípios e pontos turísticos que compõem a região das Águas e Cavernas do Cerrado.