Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Doar sangue: amor que escorre das veias

17 de Julho de 2019 às 10:20

Em mais uma de suas ações sociais, o deputado Coronel Adailton (PP) abriu, no último dia 09, a campanha Doe Sangue, doe Vida, realizando a conscientização sobre a importância de doar sangue. Segundo o parlamentar trata-se de uma atitude que salva muitas vidas, sobretudo em períodos delicados para a saúde pública, como as férias de meio de ano e as temporadas de viagens das famílias, quando aumentam as probabilidades de acidentes e, consequentemente, da demanda por sangue nos hospitais e demais centros de atendimento à saúde da população. Para dar o exemplo de apoio total ao gesto fraterno de doação, o próprio deputado, que é coronel da Polícia Militar da reserva, estendeu seu braço e deixou jorrar solidariedade e amor ao próximo e ao desconhecido.

Nesse espírito solidário, o deputado Coronel Adailton visitou o Instituto Onco-Hematológico em Anápolis, ocasião em que atuou na campanha de promoção da doação de sangue, não só esporadicamente, mas como um hábito saudável e profundamente humano, visto que acidentados não são os únicos que necessitam de reposição sanguínea, mas também transplantados, doentes renais crônicos, pacientes em tratamento contra o câncer e pessoas que passaram por alguns tipos de cirurgias.

O sangue, que o organismo produz constantemente, é insumo essencial para a vida. Sem ele a pessoa simplesmente morre. A doação é muito simples e qualquer um, em condições normais de saúde, pode tomar essa atitude, indo até um hemocentro ou unidades móveis de coleta, para que os estoques estejam sempre abastecidos nas situações de acidentes variados, calamidades públicas e tratamentos prolongados de doenças crônicas graves, como a doença falciforme e a talassemia.

Existem casos em que a cidadã ou cidadão ficam impedidos temporariamente de doar sangue, em situações tais como gripe, resfriado ou febre alta, no período gestacional ou até 90 dias depois de um parto normal e 180 dias após uma cesariana, de amamentação por um ano após o parto; ingestão de bebidas alcoólicas até 12 horas antes da doação; tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses, principalmente na cavidade oral ou região genital; extração dentária, até 72 horas antes da doação; apêndice, hérnia, amigdalectomia ou operação de varizes, nesse caso, são três meses de abstinência de doação; colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses; transfusão de sangue: 1 ano; vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina; exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses ou ter sido exposto a situações de risco, acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Mas, há impedimentos definitivos para doar sangue, tais como: ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.

O deputado Coronel Adailton elaborou um panfleto sobre a importância da doação de sangue, que ele mesmo fez questão de distribuir, em caminhadas com sua equipe pelas ruas e avenidas de Anápolis, visando à conscientização e o aumento do número de doadores de sangue, campanha muito bem recebida pela população, que acolheu, com carinho e respeito, o trabalho do deputado Coronel Adailton, representante legítimo da cidade na Assembleia Legislativa de Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.