Ícone alego digital Ícone alego digital

Cartaz com advertência de segurança em elevadores torna-se obrigatório em Goiás

24 de Julho de 2019 às 07:17

Aprovada na Assembleia, foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), no dia 19 desse mês, e já vigora no estado, a Lei nº 20518/19 que dispõe sobre afixação de cartaz na parte externa dos elevadores das edificações públicas e privadas do Estado de Goiás.

Segundo seu texto, o alerta, "Aviso aos passageiros: Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar", deverá ser afixado em local visível, notadamente na parte externa dos elevadores, em dimensões e com escrita que permita sua fácil leitura.

O autor da iniciativa, deputado Talles Barreto (PSDB), afirma que devido a correria do dia a dia e as diversas distrações enfrentadas, é cada vez mais comum deparar-se com acidentes em elevadores decorrentes da entrada abrupta e distraída do usuário, sem a devida observação de que o equipamento se encontra no andar, provocando assim, a queda da pessoa no poço.

O deputado afirma que esses acidentes podem ser evitados através da afixação de cartazes nos elevadores fazendo com que os usuários fiquem mais atentos e comecem a criar o hábito de verificar a permanência do elevador no respectivo andar toda vez que for utilizar.

Talles justifica que a lei trata-se, portanto, de uma solução simples e barata, já que esse método irá prevenir consideravelmente os acidentes provocados pela ausência de elevador no andar, além de conter um custo irrisório, segundo ele.

O descumprimento ensejará aos condomínios ou proprietários das edificações, primeiramente, advertência por escrito, em caso de reincidência, multas no valor de 1 mil reais a 5 mil reais, cujo valor será revertido em favor do fundo indicado pelo chefe do Poder Executivo, em decreto.

As edificações públicas e privadas têm agora um prazo de 90 dias para se adequarem ao disposto na lei, a contar da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado, ocorrida em 22 de julho de 2019.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.