Corrida de Rua

Crédito: Ruber Couto
Corrida de Rua
Alego participa de evento na Prefeitura de Aparecida
Representantes do Legislativo goiano participaram nessa 3ª-feira, 20, do lançamento da 9ª edição do Correndo pela Vida Contra as Drogas, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que é parceira da 1ª Corrida de Rua da Alego.

Representantes da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) prestigiaram na manhã desta terça-feira, 20, o lançamento da 9ª edição do Correndo pela Vida Contra as Drogas, em Aparecida de Goiânia. O evento é uma iniciativa da Prefeitura do município, que é parceira do Legislativo goiano na divulgação da 1ª Corrida de Rua da Alego.

O evento esportivo promovido pela Alego acontecerá no dia 1º de setembro, em prol do Hospital do Câncer Araújo Jorge. Já a atividade aparecidense será realizada no dia 6 de outubro, com largada em frente ao novo prédio do Paço Municipal.

A Alego foi representada pelo deputado Zé Carapô (DC); pelos diretores de Planejamento Estratégico, André Ariza; de Tecnologia da Informação, Fagner dos Santos Gonçalves; Geral, Wesley Borges, que representou o presidente da Alego, Lissauer Vieira; de Articulação Política, Joel Santa’Anna Braga Filho; pelas chefes da Divisão de Comunicação Social, Ana Helena Borges Silva; e a da Seção de Atividades Culturais, Lousanne Rodrigues da Silva Paula.

O deputado goiano parabenizou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Medanha (MDB), pelo empenho ao desenvolver atividades voltadas à saúde da população como a prática esportiva. “Gustavo [Mendanha] está de parabéns por adotar uma postura saudável”, salientou.

O prefeito relembrou que no final da campanha à reeleição, sentiu problemas na região lombar e, por recomendação médica, iniciou a mudança em seu estilo de vida, no que foi seguido pela família. “Passei a sentir mais disposição física e mental para o trabalho”, comemorou.

Mendanha salientou ainda a importância do exemplo para que mais pessoas também se dediquem à prática esportiva. E que tais atitudes são muito importantes para melhoria da saúde, além da prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e ortopédicas.

Extensa programação

O secretário Executivo do Governo de Aparecida, Júlio Lemos, coordenador da corrida explicou a importância do evento, e que esta é a motivação para estar à frente do trabalho.

Júlio salientou que a atividade não se resume à corrida, mas conta com uma programação extensa, na qual haverá discussão sobre o tema nas escolas. A participação dos estudantes de 5º e  9º anos das escolas do município debatem e, em seguida, elaboram redações para um concurso com a temática. A premiação para 1º lugar é uma bicicleta, para o 2º, um tablete, e 3º, um par de patins para os vencedores de ambas as turmas.

Além disso, será realizado o 7º Seminário de Saúde Mental, com orientação de psicóloga para usuários, familiares e profissionais da área.

A corrida contará com das categorias: 5 km e 10 km. As inscrições serão feitas a partir da doação de alimentos que serão entregues à Associação Lapidando Tesouros e a Secretaria de Assistência Social do município.

Nos dias 10 e 17 de setembro também acontecerão blitz para distribuição de material informativo sobre o tema do evento.

Reconhecimento

O presidente da Federação Goiana de Atletismo (Fgat), Genivaldo Jose Caixeta, salientou que, atualmente, o evento promovido em Aparecida é o maior da categoria temática que acontece no Brasil.

Presença

O lançamento contou ainda com a presença do vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, e de secretários municipais das pastas de Administração, Carlos Moreira; Comunicação Social, Ozeias Laurentino Júnior; Educação, Cultura e Turismo, Valéria Petersen; de Esportes, Jeferson Aragão; de Saúde, ; de Governo, Fábio Passaglia; Mobilidade Urbana, Avelino Marinho,  e ainda do ex-deputado Marlúcio Pereira, do vereador Isaac Martins; dos presidentes da Aparecidaprev, Tarcisio Francisco dos Santos, e do Procon municipal, Marinho Rezende, além de representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Infraestrutura, de Assistência Social, e da diretora Comercial da Organização Jaime Câmara, Cristiane Moreira.

Corrida de Rua da Alego

A corrida será realizada no dia 1º de setembro e será dividida em dois percursos; o primeiro com extensão de quatro quilômetros e o segundo com oito quilômetros. A concentração está marcada para as 6h30 da manhã, na porta da Alego, enquanto que a largada para pessoas com deficiência será às 7h25 e as 7h30 para o público geral.

O evento faz parte do projeto “Viver Bem”, uma iniciativa que busca incentivar a saúde e o bem-estar dos servidores e da comunidade, por meio de atividades de esporte, cultura e lazer.

Corrida 4km e 8 km:

- Kit Completo: R$ 60,00 (+ taxa do site)
- Kit Econômico: R$ 40,00 (+ taxa do site)
- Servidores da Alego: R$ 40,00 (+ taxa do site)
- Pessoas acima de 60 anos: R$ 30,00 (+ taxa do site)
- PCD: R$ 30,00(+ taxa do site)

Inscrição pode ser feita por esse link, e o regulamento completo da Corrida pode ser acessado aqui.