Ícone alego digital Ícone alego digital

Agência de Notícias celebra os 30 anos da Constituição Estadual com reportagens e documentos da época

04 de Outubro de 2019 às 12:00
Crédito: Sérgio Rocha
Agência de Notícias celebra os 30 anos da Constituição Estadual com reportagens e documentos da época
30 anos da Constituição Estadual (03)
A Constituição Estadual completa neste dia 5 de outubro 30 anos de sua promulgação. Para lembrar a data a Assembleia Legislativa preparou, para este mês, uma série de eventos, indo desde a sessão especial a um seminário, no qual a contribuição ao desenvolvimento do Estado será o tema principal dos debates. Além disso, a Agência de Notícias, com sua equipe de jornalistas e de fotografia e diversos departamentos da Alego se envolveram em um trabalho de avaliação de dados e documentações da Assembleia Constituinte para devolver à população goiana a história da Constituição Estadual. A partir de hoje, a Agência de Notícias inicia a publicação de uma série de matérias e apresentação de dados.

O desenvolvimento de Goiás nas últimas décadas foi desenhado pelos artigos da Constituição Estadual, que completa 30 anos neste 5 outubro desse ano. Ao todo, foram 232 dias de trabalho e 96 sessões plenárias para a indicação dos caminhos a serem traçados na busca por justiça e prosperidade. Os dados e bastidores relativos à Constituinte são apresentados de forma inédita a partir dessa sexta-feira, 4, pela Agência Assembleia de Notícias, em um especial que complementa as atividades da Assembleia Legislativa que marcará a celebração dos 30 Anos da Constituição Estadual.

Durante dois meses, dez jornalistas e equipe de fotografia da Agência de Notícias se empenharam para avaliar a extensa documentação do período, com a finalidade de levar ao público um rico material com informações relevantes sobre o processo. O material inédito é apresentado, também pela primeira vez, nas reportagens do portal da Alego, com gráficos e material interativo para ilustrar as reportagens e facilitar a compreensão do leitor. 

O trabalho contou ainda com esforço de diversos departamentos da Casa, dentre eles Diretoria de Comunicação - com participação, além da Agência de Notícias, da Divisão de Comunicação e da seção de Publicidade e Imagem Institucional -, Secretaria de Televisão, Procuradoria-Geral, Diretoria de Tecnologia da Informação, por meio da Assessoria Adjunta de Desenvolvimento de Sistemas, Diretoria Administrativa, por meio da seção de Protocolo e Arquivo; e da seção de Assessoramento Temático.

Integram o especial dos 30 anos da Constituição um balanço sobre os números alcançados pela Assembleia Constituinte, um panorama sobre a tramitação, impactos geográficos com criação de novos municípios, avaliação de avanços em diversas áreas, entrevistas com constituintes, dentre outros.

E para comemorar esta data, a Assembleia Legislativa está programando várias atividades, na próxima semana. Estão programados dois eventos. Na quarta-feira, dia 9, o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB) comanda uma sessão especial extraordinária, onde serão comemorados os 30 anos da promulgação da Constituição Estadual. Esta sessão contará com a presença de vários parlamentares constituintes. A TV Assembleia está concluindo a edição de um especial, com entrevistas com vários constituintes. E na quinta-feira, dia 10, a Diretoria de Articulação Política realiza o seminário "30 anos da Constituição Estadual de Goiás - contribuições ao desenvolvimento". Neste evento estará presente o atual secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, e haverá palestras de professores da UFG e também uma mesa redonda sobre o assunto. 

Abaixo, o leitor pode conferir todas as reportagens produzidas durante os dois meses de análise de dados e publicadas às sextas-feiras.

 

 
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.