Assembleia comemora 30 anos da Constituição Estadual nesta quarta-feira, 9, com programação especial

08 de Outubro de 2019 às 18:46
Crédito: Sérgio Rocha
Assembleia comemora 30 anos da Constituição Estadual  nesta quarta-feira, 9, com programação especial
Constituinte Estadual
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, abre nesta quarta-feira, às 10 horas, as comemorações dos 30 anos da Constituição do Estado com uma sessão especial de homenagem aos deputados que participaram da Assembleia Estadual Constituinte de 1988/89. Durante o evento, Lissauer entregará um selo comemorativo aos homenageados. Dos 41 constituintes, 27 confirmaram presença. Os demais serão representados por familiares, uma vez que já são falecidos. O evento terá lugar no plenário Getulino Artiaga. No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá um seminário sobre o tema, a ser realizado no auditório Costa Lima. O evento deverá se estender até às 17h30.

Desde que o Brasil se tornou uma República, há 130 anos, a história de Goiás passaria a ser igualmente contada pela história do Parlamento Goiano. É que, a partir de então, aqui seria a arena onde se travariam, a cada legislatura, as principais discussões que dariam rumo ao estado. Confirmando a regra, também o marco mais recente deste longo período teria, no plenário desta Casa de Leis, seu início solene, quando, há 30 anos, no dia 5 de outubro de 1989, os 41 deputados estaduais constituintes declararam promulgada a 5ª Constituição do Estado de Goiás.

Para valorizar a memória da Constituinte Goiana e daqueles que dela fizeram parte, a Assembleia Legislativa (Alego) realizará, nesta quarta-feira, 9, uma dia inteiro de programações especiais. As comemorações que marcam os 30 anos da mais recente Constituição do Estado começam logo pela manhã, às 10 horas, com uma sessão especial de homenagem aos deputados que participaram Assembleia Estadual Constituinte de 1988-89.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), entregará um selo comemorativo aos homenageados. Dos 41 constituintes, apenas 27 deverão se fazer presentes, visto que os demais já são falecidos. O evento terá lugar no plenário Getulino Artiaga.

Agenor Rezende

Altamir Mendonça

Álvaro Guimarães

Antônio Moura (in memoriam)

Ataíde Borges (in memoriam)

Athos Magno

Benvindo Lôpo (in memoriam)

Brito Miranda

Carlos Rosemberg

Célio Costa

Cleuzita de Assis

Conceição Gayer (in memoriam)

Divino Vargas

Eurico Barbosa

Francisco de Castro (in memoriam)

George Hidasi

Geraldo de Souza

Hagahús Araújo (in memoriam)

Heli Dourado

Jamil Miguel

José Alberto

Manoel de Oliveira

Mário Filho

Mauro Bento (in memoriam)

Milton Alves

Nerivaldo Costa (in memoriam)

Osmar Cabral

Osvaldo Rezende (in memoriam)

Paulo Ribeiro

Paulo Reis (in memoriam)

Romualdo Santillo

Rubens Cosac (in memoriam)

Sílvio Paschoal (in memoriam)

Solon Amaral (in memoriam)

Totó Cavalcante

Vitor Ricardo (in memoriam)

Vilmar Rocha

Virmondes Cruvinel

Wagner Nascimento

Walter Rodrigues

Warner Prestes

Programação seminário

14h – Abertura da mesa

Denise Paiva, Alexandre Baldy e Álvaro Guimarães

14H15 – Apresentações

Mediação: Camila Romero Lameirão

14h20 – Goiás na perspectiva do desenvolvimento regional

Palestrante: Flávia Rezende Campos

15h – Do sonho das conquistas sociais à realidade do déficit público em Goiás

Palestrante: Cileide Alves

15:40 – Instituição metropolitana em Goiás: potenciais e desafios para o desenvolvimento

Palestrante: Débora Ferreira Cunha

16h20 – Debate entre plateia e palestrantes

17h – Mesa de encerramento

Denise Paiva e Camila Lameirão

Constituição de Goiás

Após 21 anos de Ditadura Militar no Brasil, a redemocratização se intensifica a partir de 1982, com a volta das eleições diretas para governadores de Estado. Em 1988, o movimento atinge seu ponto alto com a promulgação da nova Constituição Brasileira, que devolve poder ao Legislativo. A Constituinte Estadual foi instalada solenemente em 22 de novembro de 1988. Em 5 de outubro de 1989, Goiás ganhava a sua nova Constituição.

Além da plenária e do Seminário, a Agência Assembleia de Notícias preparou um material jornalístico relembrando as atividades da constituinte.