Ícone alego digital Ícone alego digital

Ex-constituinte Vilmar Rocha diz que Constituição é pacto da sociedade

09 de Outubro de 2019 às 10:52

Durante sessão especial extraordinária em comemoração aos 30 anos da Constituição Estadual, o ex-deputado Vilmar Rocha agradeceu aos organizadores da solenidade que relembra um marco histórico no estado de GoiásVilmar hoje está filiado ao Partido Social Democrático (PSD), mas na época da formulação da Constituinte Estadual era líder do Partido da Frente Liberal (PFL) na Casa. 

Esse momento de transformação da sociedade coincide com outro fenômeno: o interesse pela história do Brasil. Os livros mais vendidos atualmente são aqueles que tratam da história do país. Observa-se que os brasileiros estão olhando o passado em busca de explicações para o momento atual. Dessa forma, aparelham-se para a construção do futuro”, afirmou. 

Ele disse que uma sociedade que não estuda história não conhece a si mesma. “Quem não consegue entender a si mesmo, provavelmente não estará preparado para construir o futuro. Nesse sentido, nós agradecemos e reconhecemos a importância dessa solenidade de recordação do passado.”

Vilmar Rocha afirmou que uma Constituição, seja federal ou estadual, não é apenas uma lei. "É um pacto político, econômico, social, cultural que a sociedade faz em um determinado momento. Tanto que está há 30 anos resistindo. O que nós fizemos e todos os estados fizeram foi uma adaptação à Constituição Federal”, retratou. 

O ex-deputado disse que apesar das emendas apresentadas nas constituições, elas não perdem sua essência, que é preservar a democracia, a liberdade e os direitos. “As emendas que estão na Federal não alteraram o coração da Constituição, da mesma forma aqui no estado de Goiás. Manteve-se a essência. Uma nova constituinte será uma ruptura da sociedade”, disse. 

solenidade está em curso na manhã desta quarta-feira, 9, no plenário Getulino Artiaga da Casa de Leis.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.