Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente da Saneago diz que venda de ações não é privatização

17 de Outubro de 2019 às 10:24

O presidente da estatal de água e esgoto Saneago, Ricardo Soavinski, explicou detalhes do projeto de lei enviado pela Governadoria que permite venda de 49% das ações da companhia. O debate está sendo realizado em audiência pública na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório Costa Lima. O evento foi proposto pelo deputado Antônio Gomide (PT), presidente da Comissão de Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Goiás.

Soavinski começou traçando um panorama atual da companhia e da qualidade dos serviços oferecidos. O presidente destacou que a Saneago tem um grande desafio pela frente, já que ainda não tem oferta de 100% de água tratada em todos os municípios goianos. “Precisamos de investimento para ampliar algumas estações de tratamento. Temos que avançar muito, temos uma margem muito grande para crescer.”

O gestor afirmou ainda que com relação a perdas, Goiás tem um dos menores índices do país. Enquanto a média nacional é de 38%, Goiás registra taxa de 28%. “E Goiânia ficou em terceiro lugar no ranking das capitais com melhor saneamento”, informou.

Ricardo Soavinski disse que o projeto não trata da privatização da Saneago, diferentemente do projeto de lei que está em tramitação no Congresso Nacional. “IPO é uma oferta inicial de ações, isso até o limite de 49% não é privatização, é abrir para ter outros sócios. Isso é muito bom. A alternativa que a área econômica do Governo Federal está encontrando é só uma: privatizar 100%, que é o PL que está lá em Brasília. Esses sim acabam com contratos de programa, e para companhias que têm um viés social, isso sim é um arraso e prejudica frontalmente todas as companhias do país”.

Por fim, o presidente ressaltou a importância de capitalizar a empresa para possibilitar investimentos que estão com estudos em andamento, como a construção de barragens em Goiânia e Aparecida.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.