Ícone alego digital Ícone alego digital

Alysson Lima cria projeto para garantir aos motoristas de aplicativo os mesmos benefícios de taxistas

18 de Outubro de 2019 às 15:05

O deputado Alysson Lima (Republicanos) é o autor do projeto de lei de n° 6177/19, que tem como objetivo garantir aos motoristas de aplicativo os mesmos benefícios fiscais já usufruídos pelos motoristas de taxi.

De acordo com a propositura, considera-se como veículo destinado ao transporte privado de passageiros, através de aplicativo, aquele que realize uma média mensal de 250 transportes de pessoas nos quatro meses anteriores ao fato gerador, de acordo com os dados a serem disponibilizados pela empresa de transporte por aplicativo.

Se aprovada a proposta, ficarão isento da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos que são habitualmente destinados ao transporte privado de passageiros, intermediado através de aplicativo via internet, limitada a isenção de um veículo por proprietário.

Também ficarão isentas do pagamento de ICMS as saídas internas e interestaduais promovidas pelos estabelecimentos fabricantes ou por seus revendedores autorizados, de automóveis novos de passageiros equipados com motor de cilindrada não superior a dois mil centímetros cúbicos (2.0), quando destinados a motoristas de transporte privado por aplicativo via internet, desde que, cumulativa e comprovadamente: o comprador exerça, com habitualidade, há pelo menos um ano, a atividade de condutor autônomo de passageiros, na categoria de transporte privado por aplicativo, utilize habitualmente o veículo na atividade de condutor autônomo de passageiros, na categoria de transporte privado por aplicativo.

A matéria encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e tem relatoria do deputado Henrique Arantes (MDB).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.