Balanço das atividades da 5ª edição do Alego Ativa aponta para mais de três mil atendimentos em Catalão

21 de Outubro de 2019 às 19:48
Crédito: Valdir Araújo
Alego Ativa em Catalão
Balanço da 5ª edição do Alego Ativa, em Catalão, no sábado, mostra que foram realizados 3.315 atendimentos, de acordo com o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Simeyzon Silveira, que coordena o programa. Os números detalhados serão divulgados nesta terça-feira. O presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), fez a abertura oficial do programa, ao lado dos deputados Gustavo Sebba (PSDB), Henrique Arantes (MDB) e Thiago Albernaz (Solidariedade). Lissauer ressaltou a importância do evento idealizado por ele, nessa 19ª Legislatura da Assembleia, e deixou claro que, além dos atendimentos realizados em áreas de fundamental importância para que os cidadãos tenham o mínimo de dignidade, o evento oferece a oportunidade dos deputados estaduais ouvirem as demandas de suas bases.

O diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Simeyzon Silveira, que coordena o programa Alego Ativa, informa que foram realizados 3.315 atendimentos durante a 5ª edição, que aconteceu na cidade de Catalão, no último sábado. Na oportunidade, foram oferecidos diversos atendimentos gratuitos nas áreas jurídica e de saúde, com a parceria de 20 instituições. Os números detalhados serão divulgados nesta terça-feira.

A exemplo das edições anteriores, foram oferecidos cursos de treinamento e qualificação profissional. Foram ministrados os cursos: “Como agir de maneira empreendedora”, ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); “Noções básicas de manutenção automotiva para mulheres”, “Produção de produtos de limpeza” e “Segurança alimentar”, que ficaram por conta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A Escola do Legislativo da Alego ministrou o curso “Excelência no atendimento ao público”; a temática “Comunicação e redes sociais” também foi oferecida; já o tema “Prestação de contas” ficou por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O Senac ofereceu palestras com as temáticas “Prevenção contra o câncer” e “Higienização facial e aplicação de protetor solar”. A programação também incluiu um aulão preparatório.

Colaboraram para o sucesso desta quinta edição do Alego Ativa: Polícia Civil/Instituto de Identificação, Ministério do Trabalho/Carteira de Trabalho, Sebrae, Defensoria Pública, Batalhão de Polícia Ambiental/Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Fieg/Senai/Sesi, Faeg/Senar, Fecomércio/Senac/Sesc, Câmara de Dirigentes Lojistas, União dos Vereadores de Goiás/Uvego, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Goiás Bem no Enem/Seduc, Semad, Solar Gold Nutriex e Tribunal de Contas dos Municípios.

Simeyzon Silveira esclareceu ainda que cada edição do Alego Ativa é planejada para atender as demandas pontuais e vulneráveis do município, no intuito de que os atendimentos realizados oportunizem um resultado imediato. “A gente define com os nossos parceiros, juntamente à prefeitura e à Câmara Municipal da cidade que receberá a edição, quais são as áreas que nós precisamos atingir”, enfatiza.

Abertura

O presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), fez a abertura oficial do programa, ao lado dos deputados Gustavo Sebba (PSDB), 3º secretário da Mesa Diretora da Alego, que foi o anfitrião do evento, Henrique Arantes (MDB) e Thiago Albernaz (Solidariedade).

Encerrando a solenidade de abertura oficial, Lissauer Vieira ocupou a tribuna para ressaltar a importância do evento idealizado por ele nessa 19ª Legislatura da Assembleia. Deixou claro que, além dos atendimentos realizados em áreas de fundamental importância para que os cidadãos tenham o mínimo de dignidade, o evento oferece a oportunidade dos deputados estaduais ouvirem as demandas de suas bases, para que possam atender cada uma delas da melhor forma possível, seja através de projetos de lei, seja realizando gestões junto às autoridades competentes. Lissauer agradeceu nominalmente a cada parceiro do Alego Ativa, programa que já tem novas edições programadas para Anápolis e Paraúna.

O presidente cumprimentou o ex-presidente da Alego, Jardel Sebba, e a esposa dele, Anna, por se preocuparem com Catalão e reconheceu que Jardel foi seu grande mestre, apesar de não ter tido o privilégio de integrar a Legislatura em que ele foi presidente da Alego. Cumprimentou Gustavo Sebba pela representatividade que tem e pelo esforço dele na realização do evento. Agradeceu ainda o apoio do Governo estadual, especialmente através das parcerias com a Secretaria da Segurança Pública, que emite a Carteira de Identidade; Secretaria de Desenvolvimento Social (Cidadã), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A mesa dos trabalhos do Alego Ativa estava assim composta: Lissauer Vieira, presidente; deputados Gustavo Sebba e Henrique Arantes; ex-prefeito Jardel Sebba e senhora Anna Sebba; Tatiana Bronzato, representante da Defensoria Pública do Estado de Goiás; Geraldo Vieira Rocha, vice-presidente da Fecomércio; Simeyzon Silveira, diretor de Assuntos Institucionais; vereador Ricardo de Oliveira Carneiro, presidente da Uvego; Mateus Felix, prefeito de Santa Cruz; Odemir Moreira de Melo, prefeito de Goiandira; Diogo Rosa Nunes, prefeito de Davinópolis; vereador Wilker Ferreira da Silva, presidente da Câmara de Davinópolis; Humberto Gebrin, secretário de Planejamento e representante da prefeita Daniela Vaz, de Ipameri; Teófilo Luiz dos Santos, diretor da Escola do Legislativo; e médico Marcos Antonio Nogueira, diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego.