Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Médico

21 de Outubro de 2019 às 21:41
Crédito: Marcos Kennedy
Dia do Médico
Sessão especial de entrega Comenda Nabyh Salum
Por iniciativa do deputado Helio de Sousa, a Casa entregou a Comenda Nabyh Salum a cinco profissionais de destaque da medicina goiana. A sessão especial teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, na noite desta segunda-feira, 21.

Em comemoração ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, a Assembleia Legislativa realizou sessão em homenagem a cinco profissionais de destaque na medicina goiana, que receberam a Comenda Nabyh Salum. Por iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), o evento teve lugar no plenário Getulino Artiaga, na noite desta segunda-feira, 21.

A comenda foi entregue ao ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás, Eduardo Santana; ao presidente da Academia Goiana de Medicina, Joaquim Caetano de Almeida Neto; ao presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Sebastião Euric de Melo Souza. E ainda, ao presidente da Associação dos Hospitais, Sebastião Célio Rodrigues da Cunha, e ao secretário adjunto da Associação Médica de Goiás (AMG), Celmo Celeno Porto.

A comenda, criada pela Alego em 2017 por proposta do próprio deputado Helio de Sousa, que também é médico, tem como objetivo valorizar e reconhecer profissionais de destaque na promoção, proteção, organização da classe e defesa da medicina em Goiás.

De acordo com o propositor da honraria, a comenda leva o nome do médico Nabyh Salum, como forma de reconhecer sua dedicação no exercício e organização da classe médica goiana. Nabyh foi um dos pioneiros da medicina em Goiás e faleceu em 2016.

Discurso do propositor

O deputado Helio de Sousa abriu os discursos da tribuna. Em sua fala, lembrou que no ano de 2016 o estado perdeu o médico Nabyh Salum, visionário, que marcou a área de saúde em Goiás com sua presença marcante. “Além de ajudar na criação da Unimed, ter sido líder de credibilidade na área de radiologia e ter deixado sua marca mais profunda atuando na liderança da Associação Médica de Goiás”, comentou.

O deputado recordou que, desde a perda dele, foi procurado pelas entidades médicas para fazer uma homenagem a esse pioneiro. “Ao invés de homenageá-lo em um ano, criamos uma comenda que traduz sua importância, e que fique para a posterioridade. Se trata de uma homenagem diferenciada, pois busca, através das entidades médicas, as indicações”, contou o parlamentar.

Por fim, Helio de Sousa destacou essa terceira edição da entrega do prêmio, realizada sempre próximo ao Dia do Médico – 18 de outubro. “Essa homenagem vem ao encontro com o que cada entidade pretende enaltecer. Me sinto agraciado de encontrar colegas e professores nesta noite, que contribuíram para minha formação como médico na Universidade Federal de Goiás”, finalizou.

Agradecimentos

O médico Eduardo Santana foi o escolhido para discursar em nome dos homenageados que receberam a honraria. Ele destacou a responsabilidade de falar sobre o Dia do Médico, uma profissão que, segundo ele, é revestida de importância e responsabilidade social, haja vista que tem o compromisso de proteger, curar quando possível e cuidar sempre da vida humana.

“Somos chamados a refletir também sobre quem cuida do cuidador. Lembrar a importância desse personagem, na vida de cada um de nós. A convivência no dia a dia, não só na profissão. A categoria médica no Brasil sempre procurou escrever uma história de compromisso e responsabilidade”, destacou.

Eduardo levantou, ainda, a possibilidade de uma revolução na profissão, com a recente abertura indiscriminada de escolas de medicina, que atuam com descompromisso com a qualidade das mesmas e do profissional que será ofertado à sociedade.

“No dia 18 de outubro, Dia do Médico, temos que lembrar do compromisso de defender a qualidade do exercício dessa profissão e que, qualquer atitude tomada por quem quer que seja, convirja nesse objetivo. Terá um exército que marchará de cabeça erguida, na defesa da saúde do povo e na qualidade de vida. Não somos apenas profissionais da saúde, mas grandes parceiros da vida”, concluiu.

O médico Celmo Celeno Porto também proferiu discurso e, inicialmente, agradeceu à família dele, “teia de afeto e amor”, além de agradecer a presença de diversos amigos, colegas e alunos que, segundo ele, sempre colaboraram e participaram de sua vida, “ofertando mais do que ele merecia”.

Ainda, Celmo Celeno falou sobre a Associação Médica de Goiás, que nasceu com dificuldade na década de 50, quando líderes e pioneiros tiveram a coragem de criá-la, e que acabou por virar mãe e raiz de tudo que veio depois, sendo que hoje é uma das mais fortes do Brasil.

O médico falou também de Nabyh Salum, que dá nome a comenda entregue esta noite, e contou ser uma figura multifacetada. “Quando ele teve a visão de fazer a sede própria da associação foi que ela começou a ficar forte. Ele tinha visão e via o futuro, um idealista, que não só sonhava, mas buscava realizar, um homem pé no chão”, contou.

Para o médico, "a medicina brasileira passa por um momento de disrupção e, por isso, tivemos a coragem de confrontar com uma decisão do Conselho Federal de Medicina, quando ele quis transformar a consulta médica em telemedicina, transformando o mais básico dos nossos atos em comércio. Lutamos contra essa medida e ela foi derrubada”, concluiu.

Mesa da solenidade

Compuseram a mesa diretiva, além do deputado que presidiu a sessão: o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado, Leonardo Mariano Reis; o presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz; o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás, Haikal Yasper Helou; o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, Franscine Leão Rodrigues; o presidente da Associação dos Médicos, Servidores Públicos do Estado, Newton Brener. E também, o representante da Academia Goiana de Medicina, José Abel Ximenes; o tesoureiro-geral da Associação dos Hospitais do Estado, Fernando Antônio Honorato, além dos homenageados citados.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.