Palestras marcam audiências públicas propostas por Talles Barreto

02 de Dezembro de 2019 às 08:40

Com duas palestras, será aberta logo mais, no auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), audiência pública para debater saúde mental e estresse dos profissionais da educação. A iniciativa é do deputado Talles Barreto (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Alego.

A primeira palestra será proferida pela psicóloga Jackeliny Dias da Silva. “Trata-se da apresentação de uma pesquisa que fiz e que conclui agora em outubro, para o meu mestrado em psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que mostra uma alta incidência de estresse entre os professores, chegando a atingir 80% da categoria”, frisou.

Em seguida, a professora Adriana Sadoyama, doutora em Educação e orientadora do mestrado de psicologia da UFG, fará palestra sobre o tema em debate. Ela possui várias publicações na área, inclusive uma sobre avaliação do estresse no ensino fundamental; e outra sobre o estresse no contexto interdisciplinar: jogos e brincadeiras.

No período da tarde, das 14 às 17 horas, no mesmo local, o parlamentar tucano preside nova audiência pública. Dessa vez para discutir a saúde mental dos profissionais da segurança pública.

O palestrante será o professor Bruno Marinho, psicólogo clínico e escritor para  blog de divulgação científica “Psicologia Catalão”. Ele vai contextualizar a saúde mental e mostrar a incidência, com alguns dados, na área de segurança pública no Brasil. “Vou contextualizar para Goiás e mostrar como a saúde mental afeta a atuação e a vida pessoal do profissional de segurança pública, inclusive na área financeira. E, por fim, apresentar uma proposta de programa de intervenção, promovendo qualidade de vida e bem estar por meio da resiliência e controle de estresse”.