Ícone alego digital Ícone alego digital

Psicóloga e professora mostram dados sobre saúde mental de professores durante audiência pública

02 de Dezembro de 2019 às 09:41

A psicóloga Jaqueliny Dias fez uma exposição de sua pesquisa de mestrado que mostra o adoecimento docente relacionado ao estresse. A pesquisa foi realizada na cidade de Catalão em oito escolas estaduais com aproximadamente 200 participantes.

Ela afirmou que a pesquisa mostrou que 80% dos entrevistados estava sob alguma das fases do estress. Destes 53% afirmaram que o estresse era oriundo do trabalho.

“Os números mostram um percentual muito alto de estresse nesses profissionais que se encontram em estado de adoecimento”, afirmou.

Após a fala da psicóloga, a professora Adriana Sadoyama deu continuidade às exposição, mostrando dados que confirmam o impacto do adoecimento dos profissionais da educação. Alguns números mostrados revelam que 60% dos professores de Goiás sofrem de ansiedade e estresse; 66% de fraqueza, incapacidade ou medo de trabalhar e 87% acreditam que os problemas físicos são causados por estresse do trabalho.

“O relatório da Organização Mundial de Saúde, na declaração Alma-Ata, mostrou que 60% dos professores de Goiás estão em processo de adoecimento mental devido ao estresse. O sintoma principal é a exaustão expressa pelos professores”, disse.

Segundo a professora, esses problemas causam impacto direto na gestão das escolas e no ambiente educacional causando inclusive, prejuízos financeiros devido ao afastamento de professores de suas atividades.

“Sugerimos que seja feito um mapeamento em Goiás para termos maiores indicadores, afim de que possa ser elaborados programas específicos de prevenção e fortalecimento do profissional de educação, além da gestão criar uma cultura de qualidade de vida para esses professores”, sugeriu.

A exposição foi feita durante audiência pública que discute a saúde mental dos professores, que tem lugar no auditório Solon Amaral da Alego nesta segunda-feira, 2.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.