Ícone alego digital Ícone alego digital

Bruno Peixoto quer instituir política da universalização das bibliotecas

14 de Janeiro de 2020 às 08:33

Está em tramitação na Casa de Leis goiana o projeto nº 7695/19, de autoria do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), cuja proposta é instituir a Política Estadual da universalização das bibliotecas nos estabelecimentos de ensino público.

A proposta tem como objetivo implementar uma política de acervo para as bibliotecas escolares que contemple ações de ampliação, guarda, preservação e funcionamento. Visa, também, incentivar a implantação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do estado, promover a acessibilidade das pessoas com deficiência aos acervos de livros, bem como estimular a criação de ambientes adequados para a prática da leitura e a criação, execução de projetos voltados para o incentivo à plena utilização dos espaços das bibliotecas.

O Sistema Estadual de Bibliotecas de Goiás informa que são 257 bibliotecas públicas no estado. “A biblioteca pública tem papel primordial no que se refere a democratização do acesso à informação, na medida que recebe sem distinção qualquer pessoa independentemente de sua classe social, sexo, idade, orientação sexual ou religião”, justificou o parlamentar.

Ele afirmou ainda que a importância social da biblioteca pública está justamente “em conseguir pensar as necessidades da comunidade na qual ela está inserida, e saber conhecer o interesse da população, com isso se tornam extremamente necessárias políticas públicas voltadas para pensar projetos para melhor atender a população”.

A proposta foi encaminhada às comissões técnicas para avaliação.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.