Presidente Lissauer Vieira destaca a força do agronegócio e a importância do produtor para a economia goiana

24 de Janeiro de 2020 às 07:50
Crédito: Sérgio Rocha
Entrevista em Jataí
Por reconhecer a força do agronegócio goiano e a importância do produtor rural para o desenvolvimento econômico do estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), destacou a grande contribuição dos produtores rurais para o crescimento do País, especialmente os sojicultores da região Sudoeste. Ele falou sobre o tema ao discursar durante a Abertura Nacional da Colheita da Soja – safra 2019/2020, na cidade de Jataí, na quinta-feira, 23. Lissauer reforçou que atuará junto ao Governo de Goiás para pautar temas relacionados ao desenvolvimento do setor produtivo do Estado, e também ao lado dos deputados federais goianos, na defesa dos interesses do setor produtivo, buscando fazer de Goiás um estado referência no cultivo da soja.

Reconhecendo a força do agronegócio goiano e a importância do produtor rural para o desenvolvimento econômico do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou na manhã desta quinta-feira, 23, da Abertura Nacional da Colheita da Soja – safra 2019/2020, na cidade de Jataí, localizada na região Sudoeste. O evento reuniu representantes do setor e diversas autoridades políticas, entre elas, o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO) que, na oportunidade, representou o presidente Jair Bolsonaro.

Em seu discurso, Lissauer fez questão de destacar a grande contribuição dos produtores rurais para o crescimento do País, especialmente os sojicultores da região Sudoeste. “O Brasil deve se tornar este ano o maior produtor de soja do mundo, e isso é fruto da fé, da coragem e do valoroso trabalho dos nossos sojicultores, em especial, os produtores do Sudoeste goiano. Com boa vontade e com a participação de todos vamos desenvolver políticas públicas que venham ao encontro das necessidades de quem trabalha e produz”, disse.

O chefe do Poder Legislativo ressaltou ainda que, junto ao Governo estadual e à bancada federal goiana, trabalhará para pautar temas voltados aos interesses do setor produtivo buscando fazer de Goiás um estado referência no cultivo da soja. “Ao lado do governador Ronaldo Caiado, dos nossos deputados federais e de todos os produtores goianos, vamos debater e pautar temas voltados para o desenvolvimento rural e econômico do nosso estado. Queremos que Goiás seja cada vez mais forte e reconhecido em todo o mundo como um grande produtor de grãos, especialmente da soja”, destacou o presidente Lissauer.

O governador Ronaldo Caiado também evidenciou em sua fala a grande capacidade produtiva do estado e frisou que Goiás é reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade na produção dos grãos. “Hoje o mundo se curva à produtividade brasileira. Todos respeitam o setor que sustenta esse País de ponta a ponta. O agronegócio é o setor da economia mais pujante, o que mais emprega e, ao mesmo tempo, é o setor que passa a ser referência mundial. Então, é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, deputado federal José Mário Schreiner, reforçou em seu pronunciamento que continuará atuando para desenvolver matérias voltadas à infraestrutura nos estados. “Temos uma política alicerçada no tripé crédito, seguro e apoio à comercialização. Nós observamos que no seguro, a gente ainda precisa avançar, outro gargalo é a estrutura. Temos de ampliar a nossa infraestrutura, fazendo parcerias público-privadas para duplicação de rodovias, ferrovias e hidrovias para darmos mais competitividade ao setor agro brasileiro”, pontuou.

Representando o presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Major Vitor Hugo enalteceu a administração do governador Ronaldo Caiado e a atenção prestada por ele ao produtor goiano. “O governador Caiado tem feito um trabalho excepcional. Ele encontrou um estado quebrado pelas gestões anteriores. Mas, olhando para o produtor rural e para todos os goianos, tem feito um trabalhado incansável junto ao governo federal para ajudar toda a população no que for possível. Que a nossa colheita desse ano seja a melhor e a maior do mundo, como previsto”, declarou.

Também prestigiaram a cerimônia o prefeito de Jataí, Vinícius Luz; o deputado federal José Silva (Minas Gerais); o deputado estadual Chico KGL (DEM); o superintendente federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França; os secretários de Estado Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Wilder Morais (Indústria, Comércio e Serviços); presidente da Agrodefesa, José Essado Neto; os superintendentes Derly Cunha Fialho (Sebrae-GO) e Dirceu Borges (Senar); os comandantes tenente-coronel Castro (14º CRPM) e tenente-coronel Hélio Cristiano (13º BBM); a presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereadora Kátia Carvalho; os presidentes da Aprosoja, sindicatos e cooperativas, além de prefeitos de cidades da região, ex-deputados e demais lideranças.