Deputado Álvaro homenageia José Garrote

02 de Setembro de 2009 às 20:51
Por iniciativa do parlamentar, o recém-inaugurado Presídio Regional de Itumbiara poderá levar o nome do antigo morador do Distrito de Sarandi.

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o Projeto de Lei nº 910-AL, de autoria do Deputado Álvaro Guimarães (PR). A matéria, que tem por objetivo homenagear o agropecuarista José Antônio da Silva Garrote, foi aprovada preliminarmente por unanimidade dos parlamentares e encaminhada às comissões.

A Lei dá denominação a prédio público e, caso seja sancionada, o recém-inaugurado Presídio Regional de Itumbiara, localizado no povoado de Sarandi, passará a se chamar José Antônio Garrote. “É uma homenagem justa a uma pessoa que sempre foi muito querida por todos, não só no povoado de Sarandi, mas também em Itumbiara”, declara o autor da proposição.

José Antônio da Silva Garrote faleceu em 30 de abril de 1972, aos 73 anos de idade, após um acidente automobilístico. Nascido na zona rural de Itumbiara era descendente de uma das mais tradicionais famílias do Município. Popularmente conhecido como Zé Garrote, foi um dos maiores agropecuaristas da região, produzindo diversas culturas e criando gado de corte.

“O Zé Garrote foi um agricultor muito forte na época em que havia predominância nos cultivos de arroz e milho, gerando empregabilidade aos trabalhadores rurais”, recorda Álvaro Guimarães. Destacado como grande empreendedor, o homenageado foi um dos pioneiros no distrito de Sarandi. “Ele foi um homem bastante trabalhador e popular, que participou de várias agremiações partidárias e exerceu intensa liderança política na região”, acrescenta o Deputado.

A popularidade de Zé Garrote o tornou querido, principalmente no povoado onde se concentravam suas terras e onde hoje está instalado o Presídio Regional de Itumbiara. Inaugurada em 27 de junho, a expectativa é de que a unidade prisional deva amenizar o problema da superlotação carcerária na região Sul de Goiás. O prédio tem capacidade para 252 detentos.

A construção do Presídio Regional de Itumbiara começou em 2002 e passou por diversas paralisações ao longo de 7 anos. Desde o início da atual legislatura, a retomada e conclusão dos trabalhos foi uma das principais cobranças do Deputado Álvaro Guimarães junto ao Governo do Estado de Goiás. Por se tratar de uma unidade regional, o prédio será destinado também ao cumprimento das penas de condenados dos municípios de Panamá, Goiatuba, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada e Bom Jesus.