Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Cristóvão quer que empresas informem cobrança de tarifas do cartão de crédito

09 de Julho de 2009 às 09:15

A cobrança de tarifas de manutenção ou inatividade de cartões de crédito deverá ser informada ao titular sempre que efetuada. É o que prevê projeto lei elaborado pelo deputado Cristóvão Tormin (PTB). O projeto está sendo apreciado na Diretoria Parlamentar da Casa. No caso específico da lei, é considerado como tarifa o valor cuja cobrança decorre da omissão do titular em fazer uso do cartão ou do uso pouco freqüente.

Pela proposta, a informação deverá ser repassada ao cliente, obrigatoriamente, quando de sua aquisição e por meio de folder explicativo. O descumprimento da lei, caso seja aprovada, sujeita o infrator a multa equivalente a dez vezes a mais que o valor da tarifa.

Cristóvão Tormin justifica a proposta argumentando que muitas instituições financeiras têm promovido campanhas nos meios de comunicação para a venda de cartões de crédito isentos de taxas, ou seja, sem anuidade.

Para o deputado, embora não exista a anuidade, o cliente está sujeito ao pagamento de taxa decorrente justamente pela falta de uso do cartão ou mesmo por ser pouco utilizado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.