Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Cristóvão Tormin trabalha pela restauração da igreja Nossa Senhora do Rosário, em Luziânia

10 de Julho de 2009 às 10:41

O deputado Cristóvão Tormin (PTB) participou de audiência nessa semana com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Luziânia. O assunto tratado foi a restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário,construída no século XVIII.

Participaram do encontro, além de Cristóvão Tormin, a superintendente do Iphan, Salma Saddi, juntamente com o Bispo Dom Afonso e o pároco da igreja de Nossa Senhora do Rosário, Padre Simão. A superintendente propôs uma parceria com a Agepel (Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira) para auxiliar na elaboração do projeto de restauração. Vale lembrar que a Igreja não é tombada nacionalmente, apenas pelo Estado.

Neste caso cabe a intervenção apenas da Agepel. Mesmo assim, o Iphan garantiu ajuda. Técnicos do órgão já estiveram no local para mapeamento dos danos. Arquitetos e engenheiros já realizaram medições do imóvel e levantam os custos da obra. Padre Simão diz que a parte estrutural da igreja é a que precisa de reparos mais urgentes. “Há infiltrações por todos os lados, causadas pelo telhado avariado. Esperamos uma reforma do jeito que realmente precisa ser feita, nem que seja realizada por etapas”, ressaltou.

O prefeito da cidade, Célio Silveira precisa do projeto para a garantia dos recursos e para que a obra seja realizada conforme os aspectos técnicos da construção original, o que é exigido em toda restauração ou alteração de imóveis que são tombados.

Cristóvão Tormin acompanhou a visita dos técnicos à Igreja. Ele está otimista e garante empenho para conseguir recursos também junto ao Estado. “Continuaremos trabalhando diuturnamente para que essa obra saia. Já estou conseguindo mais verba junto ao Estado e, se Deus quiser, a nossa Igreja do Rosário, cartão-postal de Luziânia, terá o tratamento que  merece”, disse.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.