Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Dia dos Símbolos Nacionais

18 de Setembro de 2007 às 14:42
No dia em que se reservam honras e homenagens aos Símbolos Nacionais,o presidente da Comissão de Educação e Cultura da AL de Goiás divulga sua mensagem de brasilidade.

 

Apesar de pouco conhecido e divulgado comemoramos hoje o Dia dos Símbolos Nacionais.Como as logomarcas das empresas, os Símbolos Pátrios têm significado forte: representam o povo, sua cultura e costumes. Todas as comunidades possuem símbolos que as representam e não poderia ser diferente no Brasil: a Bandeira, as Armas, o Selo e os Hinos.  São os símbolos nacionais que nos identificam como nação, como pessoas que compartilham uma mesma terra e uma mesma língua. A Pátria é uma grande família. E, como família, Pátria significa união, segurança e solidariedade.  Depois de vários anos admirando e consumindo tudo o que vinha do exterior, lentamente o brasileiro revaloriza e retoma a posse de tudo o que pode representar nossa nação. A Língua, os sabores, os lugares e, principalmente os Símbolos Nacionais. No Brasil do século passado o alto grau de intervenção das Forças Armadas no Estado fazia com que a população tivesse uma idéia equivocada sobre o senso de patriotismo, entendendo que ser patriota era algo próprio dos militares.  Mas, o novo sentimento nacionalista, traduzido num desejo maior de ser e demonstrar ser brasileiro, fez com que, mesmo contra o que está previsto na legislação, muitas outras formas de uso e apresentação dos Símbolos Nacionais surgissem.  O Hino Nacional ganhou mais beleza e sonoridade em novas "versões" apresentadas de várias maneiras por nossos artistas. A Bandeira Nacional deixou de ocupar apenas o seu espaço nobre em destaque nos mastros e foi ilustrar as camisas, peças de roupas e adereços femininos com suas cores vivas. Broches com o Brasão das Armas Nacionais estão nas jaquetas dos jovens espalhados pelos pátios das universidades e não somente nos uniformes militares. Tudo isso faz parte de uma nova rede de pensamentos, ações e sentimentos que a lei não previa. Se cada um de nós cidadãos, eleitores, brasileiros de coração, nos entusiasmarmos e passarmos nosso  entusiasmo para as pessoas que nos são próximas, como a família, os companheiros de trabalho e os amigos, e todos resolvermos vestir a camisa do Brasil, certamente irei sentir duplamente recompensado: pessoalmente, por acreditar no Brasil, e profissionalmente, em poder subir até aqui nesta tribuna e de peito aberto afirmar: A Pátria, verdadeiramente, é nossa família ampliada.    Dep. Frei ValdairPres.Comissão Educação da AL   

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.